Como Desenhar uma Rosa

como desenhar uma rosa

Quer saber como desenhar uma rosa de forma fácil? Então você está no lugar certo! Nesse guia completo vamos apresentar dois métodos diferentes para desenhar rosas com muita facilidade.

Descubra as melhores técnicas para começar a fazer desenhos incríveis de rosa agora mesmo. Com as dicas abaixo você será capaz de fazer um desenho de qualidade, mesmo que esteja apenas começando no mundo do desenho.

Dicas para desenhar uma rosa

Se você sempre quis aprender como desenhar uma rosa, não existem melhor momento para começar do que agora.

Alguns de nós nascemos com uma grande habilidade para o desenho. Outros precisam estudar mais para conseguir um resultado. Mas a grande verdade é que qualquer pessoa pode desenhar com perfeição.

Se você não nasceu com um talento artístico incrível, isso não significa que você não possa praticar e realmente se tornar muito bom no desenho de rosas e de qualquer objeto que você imaginar.

A prática e a compreensão das técnicas básicas de desenho vão te ajudar muito. Por isso mesmo separamos um guia completo sobre como desenhar uma rosa. É um passo a passo completo, com muitas dicas legais.

Esse guia vai te ajudar não apenas a desenhar rosas. Afinal de contas, as técnicas são úteis para diversos desenhos. Assim, se você está querendo saber como desenhar mangá, como desenhar rostos e mais, essas técnicas serão valiosas.

Como é desenhar uma rosa: orientações básicas

O desenho de uma rosa simples não é um trabalho muito difícil. Na verdade, desde que somos pequenos fazemos desenhos de flores, das mais simples até as mais complexas. Dessa forma, é um objeto com o qual já estamos acostumados.

Mas existem muitos detalhes no desenho que fazem toda a diferença. Você poderá usar os seus conhecimentos anteriores, isso facilitará muito o processo. E com as técnicas desse guia, o resultado alcançado será incrível.

Para evitar quaisquer dificuldades durante este desenho, você precisa organizar um ambiente com materiais básicos, como lápis, uma borracha, papel de desenho, uma bela coleção de lápis de cor (opcional) e um compasso.

E para que você seja capaz de acompanhar mais facilmente cada uma das etapas, separamos também ilustrações. Elas vão te ajudar a entender melhor o que deve ser feito em cada ponto do processo.

Como desenhar uma rosa: primeiro método 

No primeiro método sobre como desenhar uma rosa, temos um tutorial simplificado, para desenhar uma rosa tradicional. Ainda que não seja um desenho com muitos detalhes complexos, vale a pena começar por algo mais simples.

Assim você terá os elementos para evoluir no desenho, fazendo flores de todos os estilos e tamanhos com perfeição.

1. Comece por um círculo

Comece o seu desenho com um círculo. Este círculo deve estar no meio do papel, de forma centralizada. Não deve ser muito grande nem muito pequeno, para permitir o desenho dos outros elementos.

primeiro passo do primeiro método para desenhar uma rosa

2. Desenvolva a estrutura da pétala

Como estamos ensinando como desenhar uma rosa, é fundamental entender como são as pétalas. Afinal de contas, as rosas são conhecidas justamente em razão desse elemento tão característico.

Faça uma forma básica para suas pétalas. Você deve cuidar do seu tamanho e postura, para que ela fique alinhada com o círculo, mas pendendo para um dos lados, conforme indicamos na imagem abaixo.

segundo passo do primeiro método para desenhar uma rosa

3. Evolua o seu desenho

Adicione mais duas formas à esquerda e à direita para obter um desenho de rosa perfeito. Veja a imagem abaixo, que ilustra perfeitamente essa etapa do processo.

terceiro passo do primeiro método para desenhar uma rosa

4. Acrescente curvas

Agora você precisará adicionar pequenas curvas ao seu desenho anterior, para se aproximar da imagem de uma roda. As linhas são simples e devem ser feitas junto à pétala que você desenhou primeiro.

quarto passo do primeiro método para desenhar uma rosa

5. Trabalhe a textura

Agora você pode adicionar uma textura, como um contorno em volta do desenho, para que a sua rosa comece a se formar e tenha mais volume. Aqui mostramos como desenhar uma rosa na prática, então você pode conferir na imagem abaixo.

quinto passo do primeiro método para desenhar uma rosa

6. Desenhando as pétalas internas

Agora está na hora de dar mais vida ao seu desenho, fazendo pétalas internas. São pequenos cortes, linhas simples, feitas dentro do desenho anterior, para que novas pétalas se formem.

sexto passo do primeiro método para desenhar uma rosa

7. Faça pétalas externas

Além das pétalas internas, que ficam dentro do miolo da rosa, também existem pétalas externas, que são aquelas que se abrem e que aos poucos vão morrendo. Esse é o processo natural de uma rosa.

sétimo passo do primeiro método desenhando uma rosa

8. Passando para o caule da rosa

Agora que a parte superior da rosa está completa, vale a pena começar a trabalhar o caule, que seria a haste da sua rosa. Essa é uma forma simples, que pode ser um retângulo muito fino, desenhado de forma reta.

Como você pode ver na imagem abaixo, estamos falando de um desenho realmente simplificado. Você não terá nenhuma dificuldade nessa etapa do processo.

oitavo passo do primeiro método desenhando uma rosa

9. Agora é a hora das folhas

Seguindo os passos acima, que mostram como desenhar uma rosa, você terá a sua rosa praticamente pronta. Mas falta um detalhe muito importante: as suas folhas. Elas são responsáveis por dar mais vida à flor.

Existem muitos modelos de folhas, mas se você quer algo bem fácil, poderá fazer em formato quase geométrico, como na imagem abaixo.

nono passo do primeiro método desenhando uma rosa

10. Colorindo a sua rosa

Prontinho, por enquanto você desenhou uma rosa completa, com todas as pétalas e também com as folhas e caule. Agora só falta desenhar a sua flor, para que ela fique maravilhosa.

E como existem infinitas variedades de rosas, a cor é uma questão de escolha. Você pode usar uma cor uniforme ou usar várias cores para conseguir efeitos incríveis, destacando as pétalas novas e as pétalas velhas, por exemplo.

Aqui temos uma coloração clássica, na cor vermelha, que combina muito bem com qualquer rosa.

décimo passo do primeiro método, desenho da rosa pronto

Como desenhar uma rosa: segundo método

Já que estamos mostrando como desenhar uma rosa, vale a pena conhecer um modelo alternativo, que leva a resultados muito parecidos. A rosa que separamos para essa parte do tutorial é um pouco diferente e mais delicada.

1. Faça a estrutura da sua rosa

Começando do centro, desenhe pequenas formas de lua que circulam uma em torno uma da outra assim.

Se você observar na imagem que separamos abaixo, o centro da rosa começa com dois desenhos de meia lua, o próximo tem três desenhados, depois quatro formas de lua e cinco para a camada externa da rosa.

Você pode variar um pouco os tamanhos das formas da meia lua para que a sua flor não seja perfeitamente simétrica, já que nenhuma rosa é realmente, assim com as pétalas da flor.

Mas tenha cuidado para desenhar seguindo algum padrão de proporção, sem que essas formas sejam muito diferentes uma das outras. Afinal de contas, as pétalas não crescem iguais, mas são sempre parecidas em tamanho e formato.

segundo método de como desenhar uma rosa, passo um: A estrutura da rosa

2. Reforce o seu esboço

Uma das grandes vantagens de começar o desenho por formas de meia lua é que você terá uma rosa quase completa logo no primeiro passo. No entanto, o seu traçado será muito opaco no começo.

Agora comece a desenhar linhas mais semelhantes a esboços para conectar as formas da lua, tornando-as mais parecidas com pétalas. Você pode usar sua borracha aqui se precisar.

Faça um reforço, intensificando o seu traçado. É quase como se você estivesse desenhando traços extras, bem perto do original, mas sem seguir um padrão específico. Dessa forma, você conseguirá fazer com que as pétalas ganhem mais volume.

segundo método de como desenhar uma rosa, passo 2: Reforçando o esboço

3. Use uma caneta para o contorno

Depois de terminar a parte do desenho em que se usa o lápis, você pode começar a reforçar as linhas com mais força. Use uma caneta para delinear o desenho da rosa, deixando as linhas mais visíveis.

Você pode apagar as linhas do lápis, se desejar. Elas estão ali apenas para te ajudar a construir o desenho do zero.  Se você for colorir sua rosa com aquarela ou marcadores, certifique-se de usar uma caneta de tinta permanente.

Desenhe a partir de imagens

Outro método que pode ser interessante para você que está querendo saber como desenhar uma rosa é olhando uma imagem. Você pode selecionar uma foto ou um desenho de uma rosa e reproduzir em uma folha de papel.

O desenho por imitação é considerado mais simples, tendo em vista que você terá uma imagem real do seu lado, para se inspirar. Busque reproduzir da maneira mais fiel possível, para que o resultado seja perfeito.

E para você que ainda está começando a desenhar e apresenta dificuldades, não é nenhuma vergonha “copiar” o desenho. Use uma folha transparente para ver as linhas e traços do desenho original.

Depois, use um lápis para reproduzir no seu papel o desenho que está por baixo. Essa é uma técnica muito simples, que é usada especialmente em etapas iniciais do aprendizado.

Curso para desenhar uma rosa

Acima mostramos como desenhar uma rosa passo a passo. Destacamos dois tutoriais diferentes, que mostram como funciona o processo do zero. Como você pode ver, são métodos simples, que possibilitam um desenho de qualidade.

No entanto, se você quiser ir além, aprendendo como desenhar personagens de anime, como desenhar carros, como desenhar vários objetos, pode ser interessante fazer um curso específico.

Isso porque o guia que apresentamos, apesar de ser completo, aborda apenas uma parte do processo de criação. Dessa forma, você estará muito limitado, podendo fazer apenas os tipos de desenhos que foram mostrados.

E se você estava buscando saber como desenhar uma rosa, sabe muito bem que existem muitos modelos de rosa distintos. Além disso, os desenhos se diferenciam de acordo com a posição e orientação, por exemplo.

Dessa forma, para ser capaz de fazer qualquer desenho com muita facilidade, pode ser interessante estar preparado e treinado para isso. Com o curso você terá um grande aprendizado.

Qualquer pessoa pode se tornar uma grande desenhista se tiver as técnicas e ferramentas certas. Na verdade, em pouco tempo você será capaz de fazer qualquer desenho, de forma direta, sem esforço algum.

Vale a pena um curso de desenho?

Mas será que vale a pena fazer um curso sobre como desenhar uma rosa? Geralmente os cursos de desenho abordam mais de um estilo e ensinam diferentes desenhos.

Isso significa que você vai aprender a desenhar uma rosa, como desenhar uma borboleta e muito mais. Não fique limitado às flores, já que você pode construir um jardim inteiro. Com um curso de desenho isso é possível!

Uma das grandes vantagens do curso, além de ensinar várias coisas, é que ele é ótimo para quem está começando. O material vai desde o básico até o mais complexo, evoluindo de forma gradativa.

Na prática isso significa que você pode ir avançando e aprendendo aos poucos, começando com linhas, traços e noções gerais sobre o processo de desenho. E ao mesmo tempo poderá ir praticando e criando seus desenhos no papel.

E nada melhor para aprender a desenhar do que observar outras pessoas fazendo isso. Com um curso passo a passo, você terá acesso ao conteúdo gravado de um desenhista profissional, mostrando como desenhar.

Assim você consegue acompanhar, rever o material quantas vezes quiser e testar no seu caderno para saber como está indo o seu aprendizado.

Conclusão

Nesse guia mostramos como desenhar uma rosa de forma rápida e fácil. Separamos dois métodos diferentes, que possibilitam chegar a resultados muito parecidos: uma rosa bonita e delicada, com todas as suas principais características.

Como você pode ver, não existe segredo para fazer um desenho de qualidade. Basta seguir o passo a passo e você poderá aprender a desenhar de forma rápida. Mostramos duas formas diferentes para fazer isso, mas existem muitas outras possibilidades.

O curso de desenho é um dos melhores caminhos para aprender a fazer desenhos profissionais. Você pode estudar sozinho, mas vale a pena ter como base um material de apoio, com instruções, técnicas e um passo a passo.

Assim o seu processo de aprendizado será muito mais eficiente. Desenhe rosas, carros, personagens de animes, pessoas, rostos, paisagens e o que mais você desejar. Está na hora de melhorar as suas habilidades como desenhista.

Deixe uma resposta