Como Desenhar uma Pessoa

como desenhar uma pessoa

Quer aprender como desenhar uma pessoa? Nesse guia vamos falar tudo sobre o assunto. Separamos algumas das melhores estratégias de desenho para que você aprenda em poucos passos.

Descubra como desenhar uma pessoa agora mesmo, com esse guia completo. Se você sempre teve vontade de desenhar, mas tem dificuldades, está no lugar certo. Aqui ensinamos de forma descomplicada.

O que significa desenhar uma pessoa

Se você já se esforçou muito para aprender a desenhar uma pessoa, mas não conseguiu um resultado de qualidade, não se sinta muito mal por isso. Saiba que você não está sozinho.

Milhares de pessoas buscam guias sobre como desenhar uma pessoa. Isso se deve ao fato de que esse desenho específico exige muitas habilidades bastante treino. Nada que você não possa aprender com alguns passos.

Até mesmo artistas profissionais consideram desenhar uma pessoa uma de suas atividades mais desafiadoras. É por isso que, durante anos, os artistas criaram truques úteis sobre como desenhar o corpo de um homem ou de uma mulher.

Conforme você aprender as  técnicas e descobre a importância da proporção no que se refere a uma pessoa, o processo de desenho se torna muito mais fácil. Pensando nisso, separamos um guia completo mostrando como desenhar uma pessoa passo a passo.

Como desenhar uma pessoa: passo a passo

Para começar, separamos um dos métodos mais simples para desenhar uma pessoa. Abaixo você terá acesso a um passo a passo ilustrado, que mostra desde o começo do desenho até a sua finalização.

Vale a pena experimentar esse método na prática. Comece repetindo as orientações, usando as imagens como exemplos e como orientação. Depois de algum tempo você estará desenhando sozinho e sem olhar.

Vamos usar como exemplo o corpo feminino. As técnicas também podem ser aplicadas ao corpo masculino, com algumas pequenas variações. São técnicas especiais que estão presente em qualquer curso de desenho.

1. Separe a parte do corpo em oito seções

primeiro passo de como desenhar uma pessoa: separe a parte do corpo em oito seções

Comece sempre com uma linha reta no centro do papel, deixando cerca de 5 centímetros de margem. Ela funciona como uma linha de eixo para a altura do homem ou da mulher, começando do topo da cabeça até a base dos pés. 

Este eixo manterá seu corpo simétrico. A simetria é algo importante quando estamos desenhando uma pessoa. Apesar disso, vale a pena mencionar que o corpo humano não é 100% simétrico como imaginamos.

Em seguida, cruze oito linhas paralelas igualmente espaçadas cruzando a linha do eixo. Desenhistas descobriram há muito tempo que podiam acertar as dimensões de uma pessoa usando a altura da cabeça como unidade de medida. 

Assim descobriram que a altura média do corpo humano é igual a oito vezes a altura da cabeça (medindo do topo do crânio até a base do queixo). 

Ao dividir a pessoa em oito seções, você será capaz  de adicionar com precisão a cabeça, braços, pernas e outros componentes nos locais apropriados. Essa é uma estratégia muito eficiente para conseguir manter tudo no devido lugar.

Na hora de desenhar, lembre-se de que o penteado do desenho não deve ser contado para a definição da altura. Conte apenas com base no crânio.

2. Esboce a cabeça, o tronco e os membros

Passo dois de como desenhar uma pessoa: Esboce a cabeça, o tronco e os membros

O segundo passo é começar a esboçar a cabeça, o tronco e os membros. Afinal de contas, esse é um guia sobre como desenhar uma pessoa. E uma pessoa é formada por todos esses elementos.

Esboce a cabeça como uma forma oval no primeiro segmento, no meio da primeira e da segunda linha. E se você não sabe como desenhar um rosto, vale a pena dar uma pesquisada nessa parte.

Tenha em mente que a largura média dos ombros masculinos é duas vezes a altura da cabeça ou às vezes um pouco menos. Os ombros das mulheres geralmente têm metade da altura da cabeça, embora possam ser mais largos ou mais estreitos.

Nesse ponto é importante colocar algumas marcas para indicar a seção média do corpo na altura dos quadris. Também é bom colocar marcas para indicar a localização dos pulsos. 

3. Defina o tronco

Passo três de como desenhar uma pessoa: Defina o tronco

Nessa etapa do passo a passo sobre como desenhar uma pessoa você deve definir melhor o tronco do seu desenho. Essa é uma parte fundamental, pois você começará a dar vida a sua criação.

Comece com um contorno do ombro. Ele está situado a partir da linha superior. As clavículas junto com a cavidade jugular estão no centro e um pouco abaixo do pescoço na mesma altura do ombro.

Em seguida, delineie a largura dos quadris. Depois é hora de definir os braços e as pernas. Como você pode perceber, os pulsos estão no mesmo nível dos quadris.

Adicione as pernas e joelhos, usando sempre um lápis claro para garantir um contorno preciso, mas não muito forte.

Lembre-se de que você vai aprender como desenhar bem a partir da prática e da atenção aos detalhes. Joelhos, pernas e braços são partes muito simples, mas muito importantes para um desenho de qualidade.

4. Adicionar articulações e músculos

Quarto passo de como desenhar uma pessoa: Adicionar articulações e músculos

Nessa etapa vale a pena usar um lápis um pouco mais escuro para começar a adicionar alguns detalhes do corpo. Quando estiver desenhando os ombros, inclua também o cotovelo. Então, adicione o antebraço, que é a parte do cotovelo que vai até a mão.

A perna começa na coxa, que começa nos quadris e termina na articulação do joelho. Em seguida, coloque o joelho, a canela e o pé. Mas tome cuidado para que os braços e as pernas não sejam nem muito grossos nem muito estreitos neste estágio.

E se você quer saber como desenhar uma pessoa perfeitamente, tenha em mente que a musculatura feminina é diferente da musculatura masculina.

Geralmente os homens possuem linhas musculares mais definidas. Nas mulheres essas linhas podem ser muito mais sutis. No entanto isso dependerá muito do seu desenho.

Depois de desenhar o corpo e suas articulações, é hora de voltar para os detalhes. Acrescente as características do rosto antes de acrescentar detalhes a cada parte separada do corpo, cintura, caixa torácica, estômago, braços e pernas. 

Tome muito cuidado para capturar as especificidades dos joelhos e pés. Esses são detalhes do corpo humano que fazem toda a diferença. Um joelho muito grande pode tornar o seu desenho completamente fora da realidade.

É também nessa etapa que você pode adicionar peças de roupa. O ideal é começar com pequenas peças, com roupa interior. Assim você não terá um trabalho muito complexo nessa etapa inicial.

5. Adicionar sombras e mais detalhes ao corpo

Como desenhar uma pessoa, passo 5: Adicionar sombras e mais detalhes ao corpo

Já estamos quase chegando ao fim do nosso guia sobre como desenhar uma pessoa. Mas ainda faltam alguns detalhes especiais para um desenho perfeito.

Adicionar sombras é como dar substância e profundidade ao seu desenho. Afinal, o corpo humano não é uma superfície plana e quando a luz incide sobre ele, sombras são criadas, bem como curvas.

As sombras são criadas por uma técnica chamada hachura. Essa é uma técnica importante para fazer com que o seu corpo humano fique o mais realista possível.  

6. Construir sombras e detalhes

Passo seis de como desenhar uma pessoa: Construir sombras e detalhes

Se você estava buscando saber como desenhar o Goku, saiba que o procedimento é basicamente o mesmo. Claro, o cabelo é bem diferente. Mas tenha em mente que a proporção do corpo leva em consideração apenas a altura até o crânio.

Para adicionar ainda mais diferenciação às sombras, use uma borracha para retirar a hachura e para criar áreas mais claras. Use também a hachura cruzada sobre a hachura existente para escurecer ainda mais as áreas mais escuras.

Para dar uma aparência de pele lisa, hachure levemente em todo o corpo com um lápis 3H ou 4H. Esses lápis têm núcleos duros de grafite que permitem a criação de linhas muito tênues. 

Esse processo ajuda a misturar tudo para um tom consistente. Deixe algumas áreas muito claras – parte superior e frontal dos ombros, joelhos, mãos, parte superior dos quadris, tórax e parte superior do estômago, pois essas são as partes onde a luz brilha mais forte.

Lembrando que os detalhes vão sempre depender da pessoa que você está desenhando. Cada indivíduo possui um tom de pele diferente, por exemplo.

Importante!

Lembre-se de que a primeira tarefa ao desenhar pessoas é acertar suas proporções. Além disso, lembre-se de que as proporções gerais apenas ajudam a representar as pessoas com mais precisão, mas existem diferenças entre as proporções de cada pessoa. 

Portanto, se você está desenhando uma pessoa específica, precisa aprender a estrutura e as dimensões de seu corpo. Sua unidade de medida é sempre a altura da cabeça, mas você deve perceber que pode haver uma diferença dessa unidade de medida de pessoa para pessoa.

Ao trabalhar com sombreamento e criação de sombras, lembre-se de que quanto mais gradação tonal você atingir, mais realista sua pessoa será. Tente tornar suas transições mais suaves, para que o desenho fique realista.

Como desenhar uma pessoa: dicas gerais

Essas técnicas que mostramos acima vão te ajudar a desenhar uma pessoa com perfeição. Mas também serão úteis se você está querendo saber como desenhar personagens de anime.

Mas agora que já mostramos como desenhar uma pessoa, vamos dar algumas dicas gerais que vão te ajuda muito na hora de criar o seu desenho.

E a primeira dessas dicas é usar uma imagem como exemplo, de modo que você tenha um norte. Essa dica é especial para você que está começando a desenhar agora.

Muitas vezes, quando estamos no começo, não conseguimos lidar perfeitamente com um desenho a mão livre sem uma imagem de apoio.

Com uma imagem base, você terá uma colinha e poderá ver onde cada elemento se encaixa. Por isso o guia acima é ilustrado, para que você possa acompanhar o processo passo a passo.

Dependendo da sua dificuldade, você poderá usar até mesmo uma folha transparente para repassar o desenho pela primeira vez. Não existe vergonha nenhuma em usar essa técnica, especialmente no começo.

Você vai aprendendo sobre como desenhar uma pessoa de forma gradativa. Então, não tem problema se nos primeiros desenhos você precisar de uma ajudinha. Na verdade, até mesmo desenhistas profissionais começaram copiando seus trabalhos.

O mais importante é que você estude sobre desenho, aprenda as técnicas e coloque em prática de forma constante. Por isso o curso de desenho pode ser uma boa opção.

Curso para desenhar pessoas

Será que fazer um curso de desenho vale a pena? Se você quer se tornar profissional ou pelo menos melhorar muito as suas habilidades, o curso é realmente interessante. Trata-se de uma formação prática que te permite desenhar com facilidade.

Diferente dos guias e formações tradicionais, que ensinam pouco sobre o mundo do desenho, o curso foi pensado para que você comece a desenhar de forma imediata. Por isso mesmo, é recomendado para todos os públicos.

Assim, não importa se você nunca desenhou na sua vida ou se já conhece algumas técnicas. O curso vai do nível mais básico até o nível mais avançado, o que significa que é possível ir evoluindo aos poucos.

E por ser um curso prático, você consegue ver as coisas sendo feitas de verdade. Aprenda ao ver desenhistas profissionais criando desenhos altamente realistas.

Então, se você está querendo saber como desenhar uma pessoa, como desenhar objetos, como desenhar uma flor ou qualquer outra coisa, essa formação com certeza vau agregar muito.

Conclusão

Nesse guia mostramos como desenhar uma pessoa passo a passo. Como você pode ver, é possível construir um desenho completo e rico em detalhes seguindo algumas técnicas bem simples.

Desenhar uma pessoa envolve muitos conhecimentos e habilidades. Afinal de contas, estamos falando de todos os elementos que fazem parte do corpo humano, como a cabeça, o rosto, os braços, as pernas e até mesmo as roupas.

Por isso mesmo, esse desenho é ótimo para testar as suas habilidades. A desenhar com perfeição uma pessoa você será capaz de desenhar basicamente qualquer personagem que tenha características humanas, como desenhos e animes.

Assim, vale a pena treinar em casa, para aprender cada vez mais. Agora que você já sabe como desenhar uma pessoa, o que está esperando? Pegue uma folha de papel, um lápis e comece!

Deixe uma resposta