Como Desenhar uma Borboleta

como desenhar uma borboleta

Quer saber como desenhar uma borboleta? Nesse guia vamos falar tudo sobre o assunto, mostrando como é possível criar um desenho perfeito em poucos passos. Desenhar é fácil quando sabemos as técnicas e estratégias certas.

Por isso mesmo, separamos um passo a passo detalhado, que aborda cada uma das etapas do processo de criação do desenho. Além disso, o material está ilustrado, para que você consiga acompanhar com muito mais facilidade.

Aqui você encontra as melhores estratégias do curso de desenho, de forma simples e com ilustrações que vão te ajudar a criar desenhos perfeitos.

O que é preciso para começar a desenhar

Antes de mostrarmos o passo a passo sobre como desenhar uma borboleta, vale a pena falar sobre o processo de desenho. Muitas pessoas imaginam que sejam algo completamente difícil, mas a verdade é que para desenhar você só precisa de vontade.

Assim, se o seu objetivo é começar a criar desenhos incríveis, o primeiro ponto é começar a desenhar. Aprendemos muito mais durante a prática e treino, sendo fundamental colocar o seu sonho em movimento, no dia a dia.

Apesar de ser comum escutar que para desenhar é preciso um dom, talento e criatividade, a verdade é que desenhar é muito mais sobre técnica. Se você conhece os métodos e procedimentos, poderá desenhar qualquer coisa.

Isso vai ficar muito claro abaixo quando começarmos a mostrar como desenhar uma borboleta passo a passo. Você verá que são necessárias apenas algumas etapas para que o seu desenho esteja finalizado.

Como se preparar para desenhar uma borboleta

É uma boa prática pesquisar um pouco  antes de começar qualquer desenho. No caso das borboletas, é especialmente importante ter algumas boas fotos das espécies específicas que você deseja desenhar.

Tenha em mente que o padrão das asas pode ser bem diferente de uma espécie para outra. Então, se você quer desenhar uma espécie específica de borboleta, deve buscar por fotos que sejam relacionadas.

Examine diferentes fontes de imagem, como o Pinterest, até encontrar imagens que atendam ao seu objetivo. 

Além disso, se você não estiver familiarizado com o desenho de insetos, ou se estiver procurando fazer um desenho realista da anatomia da borboleta, considere consultar uma ilustração de diagrama.

Nesse guia vamos mostrar como desenhar uma borboleta monarca. Essa é uma das espécies mais conhecidas, por ser facilmente encontrada em diversos lugares do mundo e até mesmo nas grandes cidades.

Abaixo apresentamos uma foto ilustrativa dessa borboleta, que nos permite ter uma ideia melhor de como ela é na vida real. Se você está começando a desenhar agora, vale a pena trabalhar com base em uma imagem de exemplo.

Está na hora de aprender desenhar uma borboleta!

Como desenhar uma borboleta passo a passo 

Preparado para desenhar uma borboleta incrível? Agora vamos mostrar o passo a passo completo para você que estava querendo saber como desenhar uma borboleta com facilidade.

1. Desenhe o corpo da borboleta

Usando um lápis de sua escolha, comece a esboçar o corpo da borboleta. Comece com um pequeno círculo para a cabeça e conecte-o a um tórax oval, que deve ter o dobro do comprimento da cabeça. 

Em seguida, desenhe um abdômen longo e fino que se projeta levemente no final. Apesar de parecer um desenho muito simples no começo, é importante manter todos os aspectos ao desenhar o corpo da borboleta.

Afinal de contas, esse desenho servirá de base para todos os outros elementos, como a cabeça e as asas do seu desenho. Manter a proporção nessa etapa é fundamental.

Tenha em mente que o corpo de uma borboleta é relativamente menor se comparado às asas do animal. Esse é um detalhe relevante se você está querendo saber como desenhar uma borboleta.

2. Desenhe as pernas e olho

Segundo passo de como desenhar uma borboleta

Agora vamos mostrar como desenhar uma borboleta passando para as pernas do inseto. Com o corpo no lugar, você pode adicionar as pernas ao tórax da borboleta. Mova até a metade e desenhe as pernas dianteiras em três partes. 

Em seguida, esboce a perna traseira em direção ao final do tórax – novamente em três partes. Quando estiver satisfeito com as pernas, vá em frente e desenhe um grande olho na cabeça da borboleta. Isso deve ocupar a maior parte do espaço do círculo.

Como você pode ver pela ilustração, as pernas são grandes e ao mesmo tempo um pouco dobradas. Se você observar uma borboleta real, vai se dar conta de que as pernas nunca estão completamente esticadas.

Outro detalhe importante é o olho, que geralmente ocupa um grande espaço na cabeça do inseto. Se você estiver desenhando uma borboleta de perfil, só precisará se preocupar com um olho.

3. Adicione antenas

Terceiro passo para desenhar uma borboleta

Em seguida, adicione duas antenas no topo da cabeça, um pouco acima do olho da borboleta. Embaixo da cabeça, você pode desenhar a tromba encaracolada em forma de palha é assim que uma borboleta se alimenta de flores.

As antenas são realmente uma característica das borboletas. Mesmo quando somos crianças desenhando borboletas, nunca deixamos de lado as antenas. Elas dão vida ao inseto.

4. Desenhando as asas

como desenhar uma borboleta passo 4

Com o corpo da borboleta desenhado, é hora de adicionar as asas. Começando pelo tórax, esboce uma asa anterior ligeiramente retangular, que deve medir um pouco mais que o corpo da borboleta. 

Em seguida, anexe uma asa posterior mais oval que termine no abdômen. Depois, esboce uma indicação da outra asa anterior, começando na cabeça e terminando na metade da asa mais proeminente.

5. Trabalhando o padrão da asa

Como desenhar uma borboleta passo 5

Agora que você desenhou sua borboleta, é hora de detalhar os detalhes. As borboletas monarca têm um padrão de asas preto e laranja que se assemelha a vitrais. 

Para trabalhar isso em uma ilustração com caneta, comece a demarcar as partes laranja e pretas das asas da borboleta.

De acordo com a fotografia de referência, as borboletas monarca têm uma “borda” preta ao redor das asas, e dentro delas há seções retangulares de tamanhos diferentes que seriam as áreas laranja.

Aqui estamos mostrando como desenhar uma borboleta monarca, que tem esse padrão de asas. Mas tenha em mente que o padrão pode ser diferente para cada espécie de borboleta.

6. Trabalhando os detalhes

como desenhar uma borboleta passo 6

O próximo passo do nosso guia sobre como desenhar uma borboleta é voltado para os detalhes.

Depois de criar o padrão das asas, preencha as bordas superiores das asas da borboleta com duas fileiras de retângulos menores, esses serão os pontos brancos ao longo da borda preta.

Como você pode ver ao comparar esse desenho com o anterior, agora temos muito mais detalhes tanto nas asas quanto no corpo da borboleta.

7. Definindo o contorno

Como desenhar uma borboleta passo 7

Depois de terminar o desenho a lápis da sua borboleta monarca, você pode selecionar as suas canetas favoritas e começar a repassar as linhas de grafite com tinta.

Essa é uma etapa importante, pois o seu desenho começar a ganhar mais vida. O contorno é essencial para que cada parte da borboleta seja visto com destaque.

8. Preencha o seu desenho

Como desenhar uma borboleta passo 8

Depois de fazer o contorno com uma caneta, comece lentamente a preencher o padrão com tinta preta. Lembre-se de verificar com frequência sua fotografia de referência neste estágio para garantir que você esteja capturando o desenho corretamente.

Se você quiser adicionar profundidade a uma área “branca” de uma ilustração em preto e branco, considere o uso de pontilhado ou hachurado. Essa também é uma forma útil de indicar a delicadeza das asas da borboleta.

9. Finalize o desenho

Como desenhar uma borboleta passo 9

Quer embelezar sua borboleta monarca? Uma maneira fácil de fazer isso é adicionar uma borda preta simples e colocar alguns brilhos ou bolhas ao redor do corpo e das asas.

Também é possível usar cores no lugar do preenchimento em preto, para que o resultado final seja o mais próximo possível de uma borboleta real.

E se você está querendo saber como desenhar anime, tenha em mente que ao desenhar borboletas você estará treinando para desenhos mais complexos, como animes e mangás.

Como desenhar uma borboleta: segundo método

Para te ajudar ainda mais, separamos um segundo método sobre como desenhar uma borboleta. Abaixo vamos mostrar como é possível obter um resultado incrível por meio de um processo mais rápido e ainda mais simples.

1. Comece pelas asas

segundo método de como desenhar uma borboleta passo 1

Lembra que no guia anterior falamos para começar o desenho por meio do corpo da borboleta? Nesse guia vamos começar a partir das asas.

Comece a desenhar uma borboleta delineando as asas anteriores simetricamente. Se você estiver usando um lápis para o seu desenho, não aplique muita pressão nas três primeiras etapas, pois essas linhas não são finais e provavelmente serão corrigidas mais tarde.

O mais importante aqui é criar o seu primeiro esboço de asas. Mas tente fazer com que elas sejam proporcionais entre si, do mesmo tamanho e do mesmo formato. Pois na maioria das vezes existe uma proporção na natureza.

As  asas anteriores  estão mais próximas da cabeça da borboleta e são aproximadamente triangulares. Veja na imagem acima como essas asas apresentam uma ponta bem característica.

2. Adicione asas traseiras

Segundo método de como desenhar uma borboleta passo 2

Continue desenhando os contornos de duas asas traseiras de sua borboleta. Certifique-se de que sejam menores em tamanho. Agora você tem um layout geral das asas da borboleta, conforme a imagem abaixo.

As  asas posteriores  estão mais próximas da cauda e têm a forma de leques ou conchas. Elas não são pontiagudas como nas asas superiores. Além disso, como falamos acima, elas são ligeiramente menores, o que significa que o seu desenho deve seguir a proporção.

No entanto, tenha em mente que essa não é a regra. A forma de uma borboleta pode variar muito, o que significa que tudo vai depender da espécie que estamos tratando de desenhar.

Nesse exemplo, para mostrar como desenhar uma borboleta, selecionamos um modelo padrão e convencional, sem fazer referência a nenhuma espécie de borboleta em especial. 

3. Desenhe o corpo da borboleta

Segundo método de como desenhar uma borboleta passo 3

Agora é hora de desenhar o corpo de uma borboleta. Comece desenhando a parte central – tórax. 

Observe que as asas anteriores e posteriores estão presas ao tórax, portanto, desenhe o tórax bem no meio, onde todas as asas se encontram. Em seguida, adicione um pequeno círculo no topo – a cabeça – e o abdômen abaixo do tórax.

Como você pode ver, é possível criar o tronco a partir de três pequenas formas circulares. A primeira é a mais redonda e pequena, ao passo que a última é maior e mais alongada.

4. Olhos e antenas

Segundo método de como desenhar uma borboleta passo 4

Adicione dois olhos à cabeça da borboleta e duas antenas. Não curve muito as antenas. Agora desenhe divisórias de seção horizontal no abdômen de sua borboleta. Sua borboleta está tomando forma!

Além dos olhos e antenas, traçamos também algumas linhas no abdômen da borboleta, como você pode ver na imagem acima.

5. Voltando às asas

Segundo método de como desenhar uma borboleta passo 5

Lembra que estávamos falando sobre fazer os primeiros contornos das asas bem leves? Nesta etapa, você pode usar a pressão total do lápis ao desenhar as formas finais das asas da linda borboleta. 

6. Criando o padrão das asas

segundo método de como desenhar uma borboleta passo 6

Essa etapa é muito parecida com a que demonstramos no tutorial anterior, em que falamos sobre como desenhar uma borboleta monarca.

Esta etapa traz alguns desafios. A melhor maneira de desenhar células nas asas posteriores seria começando pela parte interna das asas localizadas pelo abdômen. Em segundo lugar, faça a célula grande na parte superior. 

Adicione outras células depois e não tente ser preciso, todas as borboletas têm padrões um pouco diferentes.

7. Continue a desenhar o padrão das asas

segundo método de como desenhar uma borboleta passo 7

Desenhar o padrão nas asas anteriores é um pouco mais fácil. Há uma grande célula distinta no topo e 3-4 células horizontais. Não se esqueça de adicionar veias finas a cada célula. 

8. Use cor para escurecer os espaços

segundo método de como desenhar uma borboleta passo 8

Comece a escurecer o seu desenho, para que ele ganhe mais contorno e vida.

9. Finalize as asas

Segundo método de como desenhar uma borboleta passo 9

Termine de desenhar das asas da borboleta.

10. Hora de colorir

A coloração pode ser feita com lápis, aquarela ou tintas. Às vezes, as asas traseiras são mais claras e as anteriores são mais avermelhadas, mas você pode usar as cores que quiser se não estiver tentando desenhar uma borboleta monarca americana típica. 

Segundo método de como desenhar uma borboleta passo 10

Conclusão

Agora que você já sabe como desenhar uma borboleta, que tal aprender como desenhar uma rosa? Assim você pode criar um jardim perfeito!

Deixe uma resposta