Como Desenhar um Rosto

Como desenhar um rosto

Quer saber como desenhar um rosto? Nesse guia vamos mostrar como fazer isso passo a passo. Separamos algumas dicas e estratégias especiais para que você seja capaz de desenhar todos os elementos do rosto humano com facilidade.

Nesse guia mostramos todos os segredos do curso de desenho para que você possa dar o primeiro passo e começar a criar desenhos incríveis e realistas. Com as imagens ilustrativas o processo se tornará ainda mais fácil.

Como desenhar as partes do rosto

Aprender a desenhar um rosto humano completo exige tempo e habilidade. Dividir por características faciais, no entanto, permite maior foco e a chance de praticar diferentes aspectos antes de colocar tudo junto.

Por isso, antes de passarmos para o tutorial sobre como desenhar um rosto completo, vamos aprender sobre cada um dos principais aspectos que fazem parte da fisionomia humana.

Nariz

Aprender a desenhar um nariz deve ser sua primeira tarefa, pois é o traço facial mais fácil de recriar usando lápis e papel. Existem vários métodos que podem ser usados, dependendo se você está desenhando um rosto de frente ou de perfil.

Usando uma grade básica de três quadrados de largura e dois quadrados para baixo, você pode garantir que o nariz permaneça em proporção, com uma narina na caixa inferior esquerda e a outra na parte inferior direita.

De perfil, use uma grade maior: a narina deve ficar entre os quadrados do meio em direção à parte inferior para garantir que você obtenha as proporções corretas.

Para um nariz mais básico, desenhe um triângulo com uma forma de diamante na parte inferior, antes de esboçar nas narinas e adicionar sombra na parte superior e inferior para torná-lo mais detalhado.

Muitas pessoas que buscam saber como desenhar um rosto apresentam dificuldade justamente no nariz.

Olhos

Quando começamos a estudar sobre como desenhar um rosto, saber como desenhar olhos também é primordial. Eles são a parte mais detalhada do rosto, possuindo diversos detalhes.

É melhor começar com uma elipse simples que reflita a forma geral do olho. Você pode tentar isso à mão livre ou, se for mais fácil para você, usar uma grade para se certificar de que tem o tamanho e a forma corretos.

Se você estiver desenhando o rosto de alguém, lembre-se de que a íris e a pupila são círculos perfeitos. Isso é vital se você deseja um acabamento bem realista ou deseja se aproximar ao máximo de um olho real.

Ter um conhecimento básico de sombreamento também é importante. As pupilas devem ser o mais escuras possível, enquanto a íris deve ser padronizada para refletir o quão detalhada ela é na vida real.

Use o espaço vazio para exibir uma fonte de luz refletida no olho. Isso dará aos seus desenhos um toque mais profissional. Ao sombrear a área acima do olho, você também criará um belo efeito de sombra.

Bochechas

Quando falamos sobre como desenhar um rosto, não podemos deixar de lado as bochechas. Desenhar bochechas pode parecer tão simples quanto adicionar duas curvas a cada lado de um retrato.

No entanto, é necessário uma grande quantidade de nuances para garantir que as bochechas pareçam realistas.

Uma maneira simples de acertar as bochechas é começar com dois círculos sobrepostos desenhados um em cima do outro, com uma cruz desenhada nos pontos mais altos e mais largos.

As duas áreas do círculo inferior abaixo da cruz agora representam as maçãs do rosto, dando a você uma área para trabalhar depois de colocar o nariz e os olhos.

Saber como sombrear essa área é fundamental. A melhor maneira de entender como acertar a iluminação de uma bochecha é considerar uma esfera. A área da parte superior é a mais clara, passando dos tons médios aos escuros na parte inferior.

Um lado fica em sombra escura, o outro em cinza claro. O último depende de qual direção o assunto está voltado e de onde a fonte de luz está vindo.

Boca

E como estamos falando sobre como desenhar um rosto, a boca não pode ficar de fora. As técnicas a serem utilizadas vão mudar dependendo se o sujeito está com a boca aberta ou fechada.

Bocas abertas com dentes à mostra são muito mais difíceis de capturar do que aquelas que estão fechadas. Para capturar o contorno básico de um par de lábios, desenhe um eixo horizontal e um triângulo no meio.

Isso te dará espaço para desenhar uma curva acima da linha dentro do triângulo para representar a queda no meio do lábio superior. A área abaixo da linha deve ser usada para o lábio inferior mais cheio.

 Lembre-se de que o lábio superior tende a ser mais escuro e deve ser sombreado de acordo. Também é importante ter em mente que os lábios não parecem bem definidos, a menos que o sujeito esteja usando maquiagem.

Os dentes podem ser difíceis de capturar. Lembre-se de que não deve haver uma linha rígida entre cada um. Em vez disso, use sombreamento e linhas claras para que não pareçam totalmente separados uns dos outros.

Os dentes na parte de trás da boca devem ser escurecidos, com uma grade usada para garantir que cada dente fique em proporção ao outro e a perspectiva não fique deformada.

Sobrancelhas

Como estamos falando sobre como desenhar um rosto, devemos trabalhar também as sobrancelhas. Você pode deixar as sobrancelhas por último, mas pode ser interessante se arriscar de imediato e deixar todos os elementos prontos.

No entanto, ao contrário de desenhar o cabelo imediatamente, as sobrancelhas devem ser desenhadas em uma forma simples a partir da parte superior dos olhos. O sombreamento é fundamental para um desenho realista.

Adicione espessura para dar ao rosto uma aparência mais definida e robusta ou opte por uma sobrancelha mais fina se você deseja um estilo mais feminino.

Cabelo

Acertar a linha do cabelo é um aspecto vital, muito importante se você está querendo saber como desenhar um rosto. Na verdade, esse detalhe deve ser definido logo no início, bem antes de você começar a adicionar cabelo ao seu retrato.

Saber onde está a linha do cabelo permitirá que você obtenha as proporções corretas de um rosto, garantindo que a testa tenha o tamanho certo e que características como os olhos e o nariz não pareçam muito fora do normal.

Marque isso usando pinceladas leves, para que quando for desenhar o cabelo, você possa apagar a linha ao começar a adicionar um estilo. As linhas devem servir como um ponto de referência para onde o cabelo começa e como ele cai no rosto do sujeito.

Todos os elementos acima são importantes para desenhar um rosto e também vão te ajudar se você quer saber como desenhar uma pessoa.

Como desenhar um rosto passo a passo

Agora que já falamos sobre como desenhar cada um dos elementos, vale a pena começar a pensar o rosto como um todo. Abaixo separamos um guia completo e detalhado, que te permitirá criar um desenho do zero.

Etapa 1: esboce suas linhas guias

Como desenhar um rosto: Etapa 1, esboce suas linhas guias

Como acontece com todos os temas de desenho complexos, a melhor maneira de esboçar um rosto é dividi-lo em etapas menores e menos detalhadas. Começando com linhas e formas básicas você pode refinar gradualmente seu desenho em um rosto realista.

Com isso em mente, esboce as formas mais básicas que você vê em um rosto. Depois de desenhar sua cabeça, faça uma linha vertical no meio do rosto e uma linha horizontal no meio também.

Lembre-se de manter as proporções – em particular quando estiver desenhando os olhos. Eles devem ser feitos seguindo uma linha horizontal. O tamanho dos olhos influenciará o tamanho do nariz, a posição do cabelo e outros aspectos.

O esboço resultante deve incluir uma cabeça arredondada, olhos ovais, uma linha para a ponta do nariz e uma oval ou retângulo para os lábios. Se as orelhas estiverem visíveis na foto de origem, elas devem ser bloqueadas. O mesmo vale para o cabelo.

Reserve um tempo para se certificar de que todas as proporções estão corretas. É muito mais fácil corrigir qualquer erro agora do que mais tarde no processo.

Quando falamos sobre como desenhar um rosto, os detalhes são realmente importante. E por se tratar de um rosto humano, nesse caso, as proporções determinam a qualidade do resultado.

No entanto, tenha em mente que o rosto humano não é simétrico. Isso significa que não temos a mesma proporção dos dois lados do rosto. É uma diferença mínima, mas ela existe.

Por isso, quando comparamos uma pessoa, ela geralmente apresenta um olho maior do que o outro, ou o sorriso é sempre maior de um dos lados da boca, por exemplo.

Mas como se trata de uma diferença mínima, o seu desenho não deve destacar essa característica humana. Assim, vale a pena revisar cada detalhe para ter a certeza de que a proporção foi devidamente mantida.

Etapa 2: Refine seu esboço

Como desenhar um rosto: Etapa 2, Refine seu esboço

Neste ponto do guia sobre como desenhar um rosto, o seu desenho parece com um monte de marcas que juntas se parecem com um rosto humano.

Com as linhas de orientação e o posicionamento dos recursos feitos, comece a refinar o formato da cabeça, olhos, nariz, boca e outros elementos.

O desenhista realista costuma fazer a si mesmo uma tonelada de perguntas para entender completamente o assunto e verificar constantemente o seu esboço para garantir que tudo esteja onde deveria estar.

Isso exigirá que você observe as pequenas peculiaridades do rosto. Considere o ângulo das pálpebras, sobrancelhas e a forma arredondada do nariz. Qual o comprimento dos cílios? Quão carnudos são os lábios? 

Continue a se fazer esses tipos de perguntas até sentir que seu desenho se assemelha fielmente à fotografia original. Tenha em mente que quanto mais detalhado for o seu esboço, maior será a qualidade do seu desenho final.

Muitos detalhes do rosto humano não são completamente perceptíveis em um primeiro momento. Por exemplo, quando estamos desenhando um rosto humano, raramente nos lembramos de incluir as rugas e linhas de expressão.

No entanto, dependendo da idade da pessoa que aparece no seu desenho, seria quase impossível que não existisse nenhuma marca do tempo. Até mesmo as pessoas mais cuidadosas com a saúde e estética podem apresentar marcas de envelhecimento.

Etapa 3: apague as linhas guias e aplique sombreamento

Como desenhar uma pessoa: Etapa 3, apague as linhas guias e aplique sombreamento

Acima mostramos como desenhar um rosto de forma completa. Antes disso havíamos mencionado a importância de cada um dos elementos que fazem parte do rosto, como a boca, os olhos, o nariz, a bochecha e outros.

Agora vamos evoluir um pouco, passando para as diversas posições e ângulos de um rosto.  Depois de entender o processo de esboçar um rosto, você pode lidar com a vista de três quartos, que é uma das posições mais interessantes.

No entanto, desenhar a partir desse ponto de vista pode exigir muito mais habilidade. Afinal de contas, o rosto está parcialmente contorcido. O olho que está mais próximo do observador será maior do que o outro.

Além disso, é muito provável que o nariz mostre apenas uma narina. Assim, para conseguir fazer um desenho de qualidade, a partir de um ângulo desses, é preciso treinar muito.

Por isso sugerimos que você faça primeiro o passo a passo que indicamos acima. Ele te permitirá ter uma melhor noção de onde se encaixa cada um dos elementos que fazem parte do rosto humano.

Como desenhar uma pessoa: Etapa 4

Conte com as linhas orientadoras verticais e horizontais para te ajudar a determinar onde estão e qual o tamanho dos traços faciais. Lembre-se, como estamos desenhando algo que é arredondado, as linhas guias também serão arredondadas.

Como desenhar uma vista lateral do rosto

Como desenhar uma vista lateral de rosto

Embora o ponto de vista direto possa ser o mais fácil de entender, a vista lateral é a mais fácil de desenhar. Você está apenas esboçando metade dos elementos que fazem parte do rosto.

Você não precisará desenhar uma linha média vertical do rosto. Basta esboçar uma linha horizontal arredondada para determinar onde o olho estará.

Todos os elementos, especialmente os olhos, serão primeiro desenhados em forma de cone lateral. Você vai querer refiná-lo além disso, é claro, mas é um ponto de partida simples que torna essa visão muito acessível se você for um desenhista iniciante.

Mas atenção, se você está buscando saber como desenhar anime ou como desenhar mangá, tenha em mente que as proporções do rosto podem variar muito.

Como desenhar um rosto: acertando na cabeça

Já que estamos mostrando como desenhar um rosto, vale a pena falar sobre a cabeça com mais detalhes. Isso por que o rosto é um dos objetos mais complexos de pintar. 

Ele é cheio de saliências e cavidades como qualquer outro objeto dimensional, mas o rosto também conta histórias, invoca emoções e cria a ilusão de que há uma pessoa real olhando para o observador em uma tela bidimensional plana. 

No mundo moderno, estamos acostumados a ver fotos de pessoas em cada esquina. Imagine tempos em que a fotografia não existia, apenas desenhos e pinturas realistas.

Existem milhares de maneiras de construir a cabeça humana. A cabeça e o rosto são feitos de dois tipos de materiais: o crânio ósseo rígido e imóvel, com camadas de músculos e gordura macios e flexíveis. 

O crânio pode ser simplificado em apenas três formas geométricas: uma esfera alongada, retângulo e meio-cilindro. Então, quando você se perguntar como desenhar um rosto, lembre-se de criar um rosto com formas simples primeiro.

Aprenda de cor a forma da caveira se quiser melhorar suas habilidades com retratos. Essa parte da cabeça é imutável e semelhante para todos. Se você conseguir construir um crânio de aparência correta, poderá estilizar o rosto de todas as maneiras possíveis e sempre torná-lo verossímil. 

O crânio tem apenas uma parte móvel a mandíbula. Tem uma junta bastante flexível; além de abrir e fechar a boca, ele também pode se mover para os lados e para frente e para trás! Tente fazer uma mordida ou ranger os dentes para sentir esse movimento.

Para tornar tudo isso possível, nossa articulação da mandíbula se tornou muito especial. Quando você abre a boca, o pivô (centro de rotação) não fica parado, mas toda a sua mandíbula se move ligeiramente para a frente! 

Desenhando a bochecha

Coloque um dedo ao lado da bochecha, onde você pode sentir o osso. Agora abra e feche a boca para notar o movimento para frente e para trás da mandíbula. 

Agora você sabe por que precisa mover o queixo para a frente ao desenhar uma pessoa com a boca aberta, se quiser obter um visual convincente.

O crânio é muito importante para a construção básica do rosto, mas a verdadeira semelhança de uma pessoa está na forma dos tecidos moles presos ao osso. Como mencionado anteriormente, o crânio é coberto por camadas de músculos e gordura. 

Algumas áreas são muito finas, então você pode ver facilmente a forma do crânio abaixo delas. Outras regiões são bastante espessas e se moverão dramaticamente com diferentes expressões faciais.

O padrão verde no rosto mostra as áreas onde a pele é mais fina e você pode sentir facilmente o osso embaixo. Essas regiões do rosto são recobertas por músculos muito finos e pouca gordura, resultando em mudanças mínimas de forma. 

Lugares como bochechas, lábios e pele ao redor dos olhos podem mudar muito de forma dependendo da expressão facial. Vale ressaltar que ainda podemos observar alterações superficiais nas áreas verdes devido ao estiramento ou enrugamento da pele.

Depois de aprender sobre o crânio, a segunda coisa mais importante a lembrar é o quão esférico é o formato do rosto. O rosto não é um plano que se move no espaço. É necessário ter em mente que todos os recursos são colocados na superfície redonda da cabeça.

Como desenhar um rosto: dicas especiais

Nesse guia mostramos como desenhar um rosto passo a passo. Mas existem algumas dicas especiais para conseguir criar um desenho perfeito e que vão te ajudar muito no seu projeto.

A primeira dica sobre como desenhar um rosto é buscar sempre uma imagem de referência. Essa estratégia é importante especialmente se você está começando a desenhar agora.

Como você pode ver ao longo desse guia, o rosto possui muitos detalhes que o tornam especais. Por isso pode ser difícil acertar todos os elementos de primeira. Você precisa treinar muito para que tudo se encaixe no devido lugar.

Outra dica especial é acompanhar um tutorial passo a passo, para ser capaz de desenhar com qualidade. Os guias completo que mostram como desenhar um rosto por etapas são muito úteis, pois permitem ver o desenho de verdade.

Muitas vezes quando tentamos desenhar sozinhos, podemos ficar paralisados em algum lugar do processo. Por outro lado, quando vemos um profissional desenhando na prática, sabemos exatamente o que fazer para continuar o desenho.

E para finalizar as nossas dicas, não tenha medo de errar. Muitas pessoas que querem saber como desenhar um rosto estão com medo de não acertar no desenho. Mas a grande verdade é que a tentativa é a melhor estratégia para conseguir.

Mesmo os grandes desenhistas atuais começaram do zero e errando muito. As suas primeiras tentativas podem ser bem simples e com erros que você vai corrigir ao longo do tempo.

Essa é justamente uma das vantagens de aprender a desenhar: você aprende sempre um pouco mais.

Conclusão

Nesse guia mostramos como desenhar um rosto. Abordamos um passo a passo completo, com todas as etapas para um desenho de qualidade. Com esse material você será capaz de começar a desenhar por conta própria.

Pegue agora mesmo um papel em branco, um lápis e canetas. Siga essas instruções e experimente criar imagens realistas de forma rápida e eficiente. Tudo que você precisa para começar é disposição e vontade de aprender.

Deixe uma resposta