Como Desenhar um Cachorro

como desenhar um cachorro

Você quer saber como desenhar um cachorro? Nesse guia completo vamos mostrar passo a passo, indicando técnicas especiais para que você possa desenhar com muita facilidade.

Além disso, daremos dicas incríveis para que você seja capaz de fazer desenhos verdadeiramente realistas em pouco tempo.

Desenhar animais fica muito mais fácil quando conhecemos as melhores técnicas e estratégias. Elas também serão úteis caso você queira saber como desenhar um rosto ou como desenhar uma rosa, por exemplo.

O que é preciso para desenhar um cachorro

Bom, para você que está querendo saber como desenhar um cachorro, primeiro vale a pena ter acesso a algumas orientações básicas. Para desenhar um cachorro é fundamental seguir um passo a passo.

Desenhar é uma atividade que requer treinamento e muita dedicação pessoal. Mas com as técnicas certas você será capaz de fazer qualquer desenho com muita facilidade. E estamos falando de qualquer desenho mesmo, até os profissionais.

Então, você aprenderá como desenhar um cachorro passo a passo. As técnicas que mostraremos nesse guia servem para muitos desenhos, especialmente de animais.

Assim, podemos dizer que a única coisa que você precisa para conseguir desenhar um cachorro é vontade de aprender. Desenhar é muito fácil quando sabemos o que fazer passo a passo.

E é justamente isso que vamos mostrar abaixo. Separamos dois métodos diferentes sobre como desenhar, que levam ao mesmo resultado. Dessa forma você poderá escolher o processo que melhor combina com o seu estilo.

Como desenhar um cachorro: primeiro método

1. Conhecendo o esqueleto de um cachorro

Ao desenhar o corpo de um animal, é mais fácil fazer isso se você conhecer o esqueleto primeiro. Então, vamos ver como é a aparência do esqueleto de um cachorro.

Para ter uma ideia, basta imaginar um cachorro em posição regular, de preferência de perfil. Essa é a mesma técnica apresentada em guias sobre como desenhar animes e outros tipos de desenhos.

Por mais que os cachorros possam ser diferentes entre si, a maioria deles compartilha um esqueleto bem parecido. O que diferencia cada um é basicamente os detalhes, como o pelo.

como desenhar um cachorro primeiro método passo 1

Se você tiver dificuldades em imaginar como é o esqueleto de um cachorro, vale a pena consultar um manual ilustrado. Outra opção é buscar por fotos na internet, para ter uma base melhor para se inspirar.

E como estamos ensinando como desenhar um cachorro, é importante ter em mente as diferenças entre os cachorros e os gatos. Esses animais possuem aspecto estrutural muito semelhante, mas não podem ser confundidos.

diferença entre desenho de cachorro e gato

Cães: pernas retas e impressões geralmente quadradas e rígidas.
Gatos: redondos, curvos e macios.

2. Desenhando o cachorro

Agora que você já possui o esqueleto e sabe como é a forma básica de um cachorro, está na hora de começar a desenhar de verdade. Essa é uma das partes mais demoradas do passo a passo, pois é aqui que você fará toda a estrutura.

Para que você entenda com mais facilidade como desenhar um cachorro, separamos dicas especiais para cada um dos principais aspectos do desenho. Assim você poderá ir por partes, fazendo cada detalhe e treinando quantas vezes quiser.

Comece pelo posicionamento

Ao trabalhar o posicionamento do seu desenho, primeiro desenhe a cabeça, os ombros e os quadris em um círculo para determinar suas respectivas posições.

Vamos desenhar os quadris um pouco menores que os ombros, para que o resultado seja fiel a estrutura de um cachorro. Abaixo você poderá conferir imagens que te ajudarão a entender o enquadramento.

Em seguida, mantendo na sua imaginação a estrutura esquelética que acabamos de descrever, desenhe as posições das pernas e de outras partes do corpo do cachorro, como a ligação entre os membros.

Pode ser mais fácil desenhar cada parte do corpo, como do cotovelo para cima e do cotovelo para baixo, ou desenhar os ligamentos como esferas e outros ossos como linhas.

Ao usar linhas e círculos para começar a desenhar você conseguirá se guiar melhor no começo. Mesmo que isso não pareça um cachorro, não se preocupe. É aos poucos que o resultado ganhará vida e mais detalhes.

Depois de desenhar os círculos, use uma forma geométrica 2D ou 3D, como um cubo, para alinhar e centralizar o seu objeto.

como desenhar um cachorro primeiro método passo 2

3. Faça linhas sólidas

Assim que você conseguir terminar o posicionamento, comece a desenhar linhas sólidas. Essas linhas devem ser mais fortes, com um lápis com coloração mais escura. É assim que o seu cachorro começará a ganhar mais contorno.

como desenhar um cachorro primeiro método passo 3

Ao inserir linhas mais fortes em torno do seu objeto original, você estará incorporando mais “carne” ao seu desenho. Afinal de contas, um cachorro não é feito de linhas finas, mas sim de contornos mais expressivos.

4. Use cores para preencher o seu desenho

Essa é uma das etapas mais importantes para dar um acabamento inicial ao seu desenho. Como estamos mostrando como desenhar um cachorro, vale a pena falar sobre as cores.

Com o desenho acima você estará a um passo de um cachorro completo. Mas ainda falta definir as suas cores de preenchimento, que variam de acordo com a raça do animal em questão.  

Use uma cor sólida para fazer com que o seu cachorro tenha um aspecto muito mais vivo. Lembre-se de usar cores diferentes para cada elemento. Por exemplo, no focinho do cachorro, use a cor preta.

Parte do pelo pode ser da cor branca, enquanto a outra parte pode ser cinza ou marrom. Use a sua criatividade para dar o acabamento.

como desenhar um cachorro primeiro método passo 4

Como desenhar poses comuns de cachorro

Agora que você já conseguiu fazer um desenho de cachorro em posição tradicional (padrão), vamos mostrar como criar diversas poses diferentes.

Se você já buscou saber como desenhar o Goku, vai perceber que desenhar um cachorro é mais fácil. Mas as poses podem ser mais complicadas.

Assim você será capaz de fazer desenhos incríveis de qualquer ângulo. Muitas pessoas que se perguntam como desenhar um cachorro não sabem, mas para cada posição podem ser necessárias técnicas e um olhar diferente.

Depois de aprender a desenhar seu corpo, é hora de desenhar algumas poses comuns.

Aqui estão três poses que você pode usar como referência: sentar, dormir e não querer sair.

1. Sentado

A postura sentado é como a de um sapo sentado, onde você se senta com os joelhos dobrados. Ao desenhar o posicionamento, você deve desenhar a cabeça, depois os ombros e as patas dianteiras e, a seguir, uma posição um pouco mais plana na cintura.

como desenhar um cachorro sentado

O corpo de um cachorro é ligeiramente mais rígido do que o de um gato, então suas costas são relativamente retas quando vistas de lado. Essa é uma diferença importante, especialmente se você estiver desenhando um cachorro pequeno.

2. Deitado

Os cães costumam dormir em posição deitado podem bater as pernas quando estão dormindo as suas pernas traseiras se cruzam levemente, detalhe que pode ser usado no seu desenho, para que ele seja mais realista.

como desenhar um cachorro deitado

Se você quer saber como desenhar um cachorro deitado, basta imaginar um cachorro em pé, em uma posição tradicional. A diferença é que quando o cachorro está  de pé, suas pernas apoiam o corpo com o auxílio do pisto, o que dá firmeza ao animal.

Por outro lado, quando o cachorro está deitado, suas pernas também estão deitadas e o cachorro fica mais relaxado. Por isso o resultado é um animal muito menos firme e sólido, um pouco maus suave. 

3. Resistência

Uma das poses mais conhecidas de um cachorro é a de resistência. Vemos essa cena quando o cachorro está se recusando a sair de casa, especialmente quando é puxado por meio de uma guia.

Ao desenhar a posição, a cabeça deve ter uma forma oval ligeiramente plana.

As patas dianteiras devem estar aproximadas das traseiras, em um movimento de resistência, fazendo pressão.

Esticar as pernas como se puxasse na direção oposta da guia faz com que pareça um cachorro resistindo. Você vai ver na imagem abaixo como isso acontece na prática é exatamente assim que os cachorros fazem.

como desenhar um cachorro na pose de resistência

Como desenhar um cachorro: segundo método

Agora vamos ao segundo método do guia sobre como desenhar um cachorro. Afinal de contas, não existe apenas um processo, mas sim diversos caminhos que podem levar ao mesmo resultado.

Esse método pode ser bastante parecido ao anterior em muitos aspectos. No entanto, é mais detalhado e apresenta uma visão diferenciada.

Assim você será capaz de reproduzir o desenho de qualquer cachorro. E mais, essas técnicas serão úteis para a realização de outros desenhos. Assim, se você quer saber como desenhar uma borboleta, por exemplo, essas técnicas poderão ser úteis depois.

1. Comece pela proporção

O primeiro passo de como desenhar um cachorro e qualquer outro objeto a observação é muito importante. Portanto,  antes de começar a desenhar um cachorro, tente observá-los bem. 

Por mais que você tenha um cachorro ou saiba como é um cachorro na prática, vale a pena observar o animal com olhos de desenhista. Você será capaz de observar detalhes que as pessoas geralmente não observam.

Você pode baixar a imagem do cachorro de qualquer site para que possa ter acesso ao desenho com facilidade. E então comece a esboçar o seu cachorro, começando por um desenho à mão livre.

segundo método como desenhar um cachorro passo 1

2. Desenhe o esqueleto do cachorro

Muitas pessoas pensam que a parte do esqueleto é muito difícil. Mas esse não é o desenho do esqueleto real, apenas a forma geométrica do esqueleto. Dessa forma, não se preocupe muito por enquanto.

Essa é uma das partes mais importantes. Então, se você quer saber como desenhar um cachorro, vale a pena prestar bastante atenção. Tente fazer o esqueleto o mais simples possível e tente desenhar uma linha simples.

Na imagem abaixo você pode ver um cachorro real, em uma posição em pé usando um humano como suporte. E poderá ver algumas linhas que foram feitas, para definir partes especiais do corpo de um cachorro, como a cabeça e as pernas.

Aqui vai uma dica especial: ao compreender o esqueleto de um cachorro, você poderá desenhar o animal em qualquer posição. Por isso vale a pena treinar bastante essa etapa.

segundo método como desenhar um cachorro passo 2

3. Faça a estrutura básica

Depois de finalizar o desenho do esqueleto do cachorro, agora é hora de desenhar a estrutura básica ou o músculo. Quando você vem para a parte da estrutura, a raça do cão sempre importa muito.

Dessa forma, caso você queira desenhar um Pitbull, por exemplo, então a estrutura deve ser mais musculosa.

Agora, se você pretende desenhar um cão da raça dálmata, então a estrutura corporal ou muscular deve ser mais magra e menos musculosa.

Para um desenho de cachorro de rua tradicional não existem muitos detalhes. Mas lembre-se, se quiser fazer um desenho específico, fique atento aos detalhes especiais relacionados a raça do cachorro.

Assim, a sua pergunta sobre como desenhar um cachorro terá diferentes respostas, dependendo do cachorro que você desenha reproduzir.

segundo método de como desenhar um cachorro passo 3

Elementos do rosto do cachorro

Já que estamos mostrando como desenhar um cachorro, é importante apontar alguns detalhes. Como por exemplo, os elementos que formam o rosto do animal.

1. Olhos

Os olhos são importantes na hora de desenhar o rosto do cachorro. Eles são responsáveis por dar vida e expressão ao animal.

como desenhar olhos de cachorro

2. Nariz

Quando você tenta desenhar um focinho de cachorro, ele sempre deve ser estabelecido no meio do rosto, de forma bem simétrica. Geralmente são necessárias formas bem simples, conforme você pode ver na imagem abaixo.

como desenhar nariz de cachorro

3. Orelhas

Quando você começar a desenhar as orelhas, tenha em mente que cada cachorro tem seu próprio formato de orelhas. Alguns cães têm orelhas retas e outros têm orelhas caídas. Mas elas sempre serão do mesmo tamanho, dos dois lados. 

como desenhar orelhas de cachorro

4. Desenhando o rosto (focinho)

Cada cão tem seu próprio tipo de focinho. Alguns focinhos são grandes como no caso dos pastores alemães e alguns focinhos são muito pequenos, como no caso da raça Pug. 

E se você está desenhando um cachorro pela primeira vez,  o ideal é fazer o desenho do cachorro com a boca fechada, pois assim será mais fácil. 

E se você quiser deixar a boca do cachorro um pouco aberta, tenha em mente que a língua e a pequena porção dos dentes ficarão visíveis. Abaixo você confere uma ilustração do processo.

como desenhar o focinho do cachorro

5. Apagando os elementos estruturais

Depois de completar o desenho do básico do cão, você deve apagar todas as coisas extras como o esqueleto e outras linhas. Lembre-se de que elas servem apenas para orientação, mas não permanecem no desenho final.  

Ao apagar esses elementos você terá o desenho completo de um cachorro, de forma limpa e sem preenchimento. Conforme você pode ver no desenho abaixo, o cachorro está praticamente formado.

6. Adicione detalhes e finalize o seu desenho

Agora você sabe como desenhar um cachorro seguindo um segundo processo. Até aqui, temos apenas a estrutura do seu cachorro, sem contorno definido e sem preenchimento.

É basicamente o mesmo resultado que pode ser obtido com o método anterior, só que de forma mais detalhada. Agora, para finalizar, você poderá usar cores e contorno, para tornar o seu desenho mais realista.

Conclusão

Nesse guia mostramos como desenhar um cachorro passo a passo. Acima você conferiu um tutorial completo, para fazer um desenho incrível. Mostramos o cachorro em posição tradicional, sentado, deitado e demonstrando resistência.

Faça um curso de desenho para obter resultados ainda melhores e em pouco tempo. Com a prática e melhores técnicas você poderá desenhar não apenas um cachorro, mas qualquer objeto e forma que você desejar.

Assista o tutorial em vídeo abaixo de como desenhar um cachorro:

Deixe uma resposta