Como Desenhar Personagens de Anime [Passo a Passo Completo com 9 Métodos]

como desenhar personagens de animes

Como desenhar personagens de animes? Os desenhos animados, de origem japonesa, são popularmente conhecidos no mundo todo. Eles fazem sucesso entre jovens e adultos, homens e mulheres.

Se você quer começar a desenhar os seus personagens preferidos de anime, está no lugar certo. Nesse guia vamos falar tudo sobre as técnicas de desenho voltadas para animes.

Assim você será capaz de fazer desenhos incríveis, criando personagens até mesmo do zero. Desenhar é algo muito fácil quando conhecemos as técnicas e estratégias corretas.

Contents

O que é um desenho de anime

Antes do tutorial sobre como desenhar animes passo a passo, vamos trabalhar um pouco a origem e conceito. Afinal de contas, o que é anime e o que essa arte representa.

Primeiro podemos dizer que anime é uma palavra empregada por pessoas que estão localizadas fora do Japão. Assim, serve para descrever os trabalhos animados ou animações que são produzidos dentro daquele país.

Quando a palavra é usada dentro do português, faz referência a todos os programas de televisão ou web que são criados dentro do Japão ou que usam esse conceito.

Mas a palavra anime por si só significa nada mais do que desenho animado dentro do Japão. Então por que estudamos os desenhos de animes com técnicas especiais?

Isso se deve ao fato de que o desenho animado japonês apresenta muitas características peculiares. Assim, é uma forma de desenho que se diferencia muito do padrão ocidental.

Técnicas básicas sobre como desenhar animes

Existem muitas técnicas que podem ser usadas para alcançar o mesmo resultado. Assim, se você quer aprender desenhar personagens de animes, saiba que não existe apenas um caminho, mas sim vários.

Dessa forma, mostraremos diversas dicas e estratégias que vão te ajudar a fazer desenhos incríveis. Essas dicas poderão ser usadas para desenhar animes, mas não apenas isso.

Você será capaz de fazer uma grande variedade de desenhos de forma rápida e eficiente.

O que é preciso para desenhar personagens de anime

Vamos começar o nosso guia falando sobre os principais materiais que você vai precisar para fazer o seu desenho. É importante que você que está buscando aprender desenhar animes tenha em mãos os materiais básicos.

  • Um papel ou um caderno de esboços. Se você tiver apenas uma folha de papel, isso servirá pelo momento. Mas com o tempo é importante investir em papel de qualidade, para que o seu desenho fique perfeito.
  • Lápis de tamanhos diferentes, cada um com um tamanho de grafite incluindo intensidade diferente Desde lápis escuros no tamanho H até o nível claro 9B.
  • Exemplos de desenhos a serem desenhados. É importante começar com uma imagem básica que não seja muito detalhada e, em seguida, adicionar gradualmente mais detalhes conforme a prática.

Como você pode ver, os instrumentos básicos para o desenho são papel, lápis e uma imagem de exemplo. A imagem de exemplo é o desenho do anime que você deseja reproduzir.

Muitos dos que procuram saber como desenhar personagens de animes nunca fizeram desenhos profissionais. Por isso é importante começar com uma imagem base. Ela te ajudará a criar o seu próprio desenho do zero.

Com o tempo você será capaz de fazer desenhos incríveis mesmo sem olhar para nenhuma imagem. Mas esse nível de qualidade no desenho demanda muito esforço, paciência e treinamento adequado.

Algumas informações sobre os desenhos de animes

Antes de mostrarmos os passos básicos sobre como desenhar animes, vale a pena entender mais sobre esse tipo de desenho.

A maioria dos animes possuem estilos de arte distintos que incorporam cores de maneiras belas e vibrantes. Todas as cores chamam muito a atenção, o que torna o desenho tão contagiante.

No entanto, nem todos os animes têm cores brilhantes e vibrantes. Alguns animes são feitos para serem sombrios e deprimentes. Tudo depende do estilo aplicado pelo seu criador, o que também influencia nas técnicas usadas para o desenho.

Vale a pena destacar que embora existam programas semelhantes a anime chineses e coreanos, um anime típico é sempre japonês.

E você precisa ter imaginação para entrar no anime, em primeiro lugar, para começar a desenhar animes. A maioria dos programas apresenta conceitos malucos e universos alternativos que você simplesmente não consegue ver de forma realista.

Como selecionar o personagem de anime certo

Antes de começar a mostrar as poses dos personagens de anime, você pode selecionar um personagem para desenhar. E na hora de escolher, vale a pena ter em mente alguns critérios.

Por exemplo, se você está começando agora, é importante selecionar um personagem que apresente pouca complexidade. Dê preferência para imagens simples, com poucas roupas e poucos detalhes.

Assim você será capaz de treinar bastante até alcançar um nível avançado. Então poderá começar a se focar em desenhos que exijam mais complexidade e técnicas um pouco mais profissionais de desenho.

Não existe vergonha nenhuma em começar por um desenho simples. Tenha em mente que até o mais simples dos personagens de anime podem dar muito trabalho na hora de passar a ideia para o papel.

Como Desenhar Personagens de Animes: Começando pelas poses

Para os estilos mais genéricos de anime, os corpos tendem a ser desenhados de forma semelhante aos de pessoas reais. É assim que os exemplos neste tutorial também serão desenhados. 

A única diferença é uma cabeça ligeiramente maior e mais redonda (como é comum em animes).Essa é uma diferença que deve ser levada em conta para aprender como desenhar personagens de animes.

Isso significa desenhar da seguinte forma:cabeça semelhante a um ovo (ligeiramente mais redonda)mãos desenhadas com dedos combinados e pés desenhados como uma forma combinada (como ao usar meias).

Embora seja bastante comum começar o desenho de uma pessoa a partir da cabeça, os exemplos neste tutorial começarão com o tronco do corpo. Em poses mais dinâmicas isso torna muito mais fácil posicionar o resto das partes do corpo.

Outra coisa importante que você deve fazer é desenhar linhas claras que você pode apagar facilmente (se estiver desenhando no papel). 

Isso tornará as correções mais fáceis no caso de você cometer um erro e também permitirá que você apague mais facilmente partes do “manequim” se quiser adicionar outros detalhes. As linhas nos exemplos foram escurecidas para facilitar a visualização.

1. Como desenhar animes em pose de corrida

Começando a desenhar o anime pela pose de corrida

Existem várias variações comuns de posturas de corrida. Isso vai depender do tipo de personagem que você deseja retratar e da situação em que ele está inserido. Esta pose particular é adequada para esportes.

A posição de corrida será muito útil se você estiver querendo saber Como Desenhar o Goku, tendo em vista que o personagem pode correr, além de voar.

Passo 1 – Desenhe o tronco

desenhando anime em pose de corrida. Primeiro passo, desenhando o tronco

Nesta postura em particular, o tronco será desenhado em um ângulo de aproximadamente 3/4. Como se trata de uma personagem feminina, desenhe-o com o formato de uma ampulheta.

Para mostrar que o personagem está correndo, posicione o tronco levemente inclinado para a frente. Nesta postura, o ombro mais próximo do observador ficará um pouco mais alto.

Passo 2 – Desenhe a cabeça

Desenhando anime em pose de corrida. Segundo passo, desenhe a cabeça do seu anime

Seguindo com o nosso guia sobre como desenhar personagens de animes, vamos para a cabeça. Desenhe a cabeça inclinada para a frente praticamente no mesmo ângulo do torso.

Passo 3 – Desenhe as pernas

desenhando anime em pose de corrida. Terceiro passo, desenhe as pernas

Desenhe as pernas, uma delas dobrada em uma espécie de seta voltada para a frente (ajuda a enfatizar o movimento) e a outra reta quase no mesmo ângulo do corpo.

O pé da perna dobrada pode ser puxado em uma posição bastante natural e relaxada. O pé da perna esticada será empurrado para fora do chão e deve estar na ponta dos pés. Isso dará a ideia de movimento.

Passo 4 – Desenhe os braços

desenhando anime em pose de corrida. Quarto passo, como desenhar os braços do seu personagem de anime

Quando desenhamos uma pose de corrida, os braços são essenciais. Então, seguindo com o nosso tutorial, vamos aos detalhes.

Desenhe os braços balançando na direção oposta de suas pernas correspondentes. Por exemplo, se a perna esquerda está indo para a frente, o braço direito deve balançar para trás e vice-versa.

Cada braço deve ser dobrado com as mãos fechadas em punhos. Como já mencionado, você pode simplesmente desenhar as mãos como se tivessem luvas (sem dedos individuais).

Passo 5 – Desenhe o pescoço

desenhando anime em pose de corrida. Quinto passo, desenhe o pescoço

Desenhe o pescoço praticamente no mesmo ângulo da cabeça, com aproximadamente a mesma espessura da parte superior dos braços. Cuide para que o seu pescoço não seja muito grande, nem muito pequeno.

Passo 6 – Desenhe os detalhes

desenhando anime em pose de corrida. Sexto passo, desenhe os detalhes do seu personagem

Por se tratar de uma personagem feminina você pode adicionar alguns detalhes básicos como os seios para finalizar a pose. Lembre-se de que geralmente os personagens usam roupas que apertam a área do peito, tornando-a mais plana.

Assim, vale a pena não exagerar nos seios. Se você quer aprender desenhar animes para fazer algum desenho específico que exija mais seios, será uma exceção.

2. Como desenhar animes em pose de balé

Agora que já mostramos como desenhar corpo de anime em uma pose de corrida, vamos passar para uma pose de balé. Essa pose também pode ser usada para danças de diversos outros estilos.

desenhando personagens de anime em pose de balé

Esta pose é muito característica dos bailarinos, pois mostra flexibilidade com a divisão das pernas e também um pouco de movimento artístico com a cabeça puxada para trás.

Etapa 1 – Desenhe o tronco

Desenhando seu anime em pose de balé. primeira etapa, desenho o tronco

O primeiro passo do tutorial sobre como desenhar personagens de animes em posição de balé é desenhar o tronco.

Desenhe o tronco curvando-se para trás e torne-o ligeiramente mais estreito no meio (curvando-se para dentro na parte de trás) em comparação com a parte superior e inferior.

Etapa 2 – Desenhe a cabeça

desenhando anime em pose de balé. Segunda etapa, desenhe a cabeça.

Desenhe a cabeça inclinada para trás (quase de cabeça para baixo) com o queixo apontando para cima. O queixo é a parte do desenho que apresenta uma pequena ponta.

Etapa 3 – Desenhe as pernas

Desenhando anime em pose de balé. Terceira etapa, desenhe as pernas.

Quando estamos desenhando animes, as pernas são um detalhe relevante. E na pose de balé, esse detalhe é a chave para um desenho perfeito.

Desenhe as pernas como se o personagem estivesse fazendo uma divisão, mas com a perna da frente dobrada. Desenhe os pés dobrados para trás, como quando o bailarino está na ponta dos pés.

Etapa 4 – Desenhe os braços

Desenhando anime em pose de balé. Quarta etapa, desenhe os braços.

Assim como as pernas, os braços também devem indicar o movimento da dança. Desenhe os braços (ou braço, neste caso) esticados para trás com a palma da mão sendo mantida para cima.

Embora você também possa puxar o braço de trás, não é necessário nesse caso, pois ele pode estar muito bem escondido atrás do braço da frente.

Isso significa que ao aprender como desenhar personagens de animes, você poderá esconder um dos braços e até mesmo uma das pernas em algumas situações, colocando esse elemento atrás do outro.

Etapa 5 – Desenhe o pescoço

Desenhando anime em pose de balé. Quinta etapa, desenhe o pescoço.

Seguindo com o nosso guia, vamos falar sobre o pescoço. Esse é um pequeno elemento, mas muito importante para a qualidade do desenho final.

Desenhe o pescoço com seu ângulo praticamente igual ao da parte superior do corpo. Nessa postura, ele também ficará um pouco coberto pelos ombros.

Etapa 6 – Desenhe os detalhes do corpo

Desenhando anime em pose de balé. Sexta etapa, desenhe os detalhes do corpo.

O tronco será esticado e espremido pelas roupas (se elas foram puxadas), então puxe-o bem plano.

3. Como desenhar animes em pose de soco

desenhando anime em pose de soco

Os animes geralmente podem ser violentos, apresentando várias sequências de luta. E um dos estilos mais empregados de luta é o soco, tradicional e eficiente. Por isso vale a pena aprender a fazer essa pose.

Aqui no guia sobre como desenhar personagens de animes vamos mostrar passo a passo como é possível representar um anime em posição de ofensiva, dando um soco no oponente.

1 – Desenhe o tronco

desenhando anime em pose de soco. Primeiro passo, desenhe o tronco

Primeiramente, nesse guia vamos mostrar como deve ser o tronco. Aqui é importante prestar atenção, tendo em vista que existem peculiaridades.

Neste caso, o torso será mostrado em cerca de 3/4 de vista (semelhante à postura de corrida). Desenhe-o com um leve formato de ampulheta, característico de uma personagem feminina. Você também vai querer desenhá-lo inclinando-se para a frente para mostrar que o personagem está colocando seu peso no soco e não simplesmente segurando o braço.

2 – Desenhe a cabeça

desenhando anime em pose de soco. Segundo passo, desenhe a cabeça do anime

Desenhe a cabeça inclinada para a frente e mais para baixo (basicamente dobrada). Essa é uma posição ofensiva.

3 – Desenhe as pernas

desenhando anime em pose de soco. Terceiro passo, desenhe as pernas

Desenhe as pernas com ambas ligeiramente dobradas (mais para a perna da frente) e a uma boa distância uma da outra. Faça a perna da frente ficar bem no chão com a perna de trás na ponta dos pés.

4 – Desenhe os braços

desenhando anime em pose de soco. Quarto passo, desenhe os braços

Bastante cuidado na hora de desenhar essa etapa. Desenhe o braço de soco estendido para a frente (mão em punho) com o outro braço apontando ligeiramente para trás e sua mão basicamente fechada em um lado do peito.

Nessa etapa do guia você não terá dificuldades com a mão, uma vez que o punho estará fechado.

Etapa 5 – Desenhe o pescoço

desenhando anime em pose de soco. Quinto passo, desenhe o pescoço do personagem de anime

Desenhe o pescoço ligeiramente mais inclinado para a frente do que o ângulo do corpo, com a parte frontal escondida pelo queixo.

Aqui é interessante notar que o pescoço é quase imperceptível no desenho. Ele deve ser pequeno justamente pelo fato de que o tronco está contorcido, em uma posição de ataque.

Muitas pessoas que buscam saber como desenhar personagens de animes não se importam muito com o pescoço, mas esse é um elemento que determina a qualidade do acabamento.

6 – Desenhar os detalhes do corpo

desenhando anime em pose de soco. Sexto passo, desenhe os detalhes do corpo do nosso personagem de anime

Você pode desenhar os seios razoavelmente normais ligeiramente para um lado do peito para mostrar que eles estão sendo vistos em um ângulo. Novamente, basta levar em consideração que eles serão espremidos pelas roupas.

Se você está testando novos formatos de anime, poderá usar seios mais avantajados e pernas levemente mais grossas na parte das coxas. Isso destacará o corpo feminino.

Agora, se o seu objetivo é aprender como desenhar anime masculino, poderá usar tons de sombreamento para fazer os músculos.

4. Como desenhar animes em pose de corrida e soco

Uma das poses mais desejadas para os animes é a de corrida com soco. Quem nunca tentou desenhar o formato de corrida usado em Naruto e desenhos semelhantes?

Nesse tópico vamos ensinar a posição de corrida, com um passo a passo completo e detalhado.

desenhando anime em pose de corrida e soco

Nesta pose, o personagem estará correndo para frente dando um soco forte. Você também pode fazer uma pose semelhante para um ataque com uma arma como uma espada ou um porrete.

Passo 1 – Desenhe o tronco

Desenhando anime em pose de corrida e soco. Passo um, desenhe o tronco.

Como algumas outras poses neste tutorial, todo o corpo se inclinará para a frente. Enquanto o personagem está balançando um braço para trás, o torso será torcido para ficar ligeiramente voltado na direção oposta à do traço. 

Esse tipo de pose pode ser um pouco menos realista, pois provavelmente será muito difícil de imitar na vida real, mas às vezes algum exagero pode ajudar a tornar a pose mais dramática.

Tenha em mente que os animes podem ser muito diferentes dos desenhos com os quais estamos acostumados. Nem sempre as poses são realistas, podendo haver diversos exageros na forma e no tamanho dos elementos.

Passo 2 – Desenhe a cabeça

Desenhando anime em pose de corrida e soco. Passo dois, desenhe a cabeça.

A cabeça será inclinada para a frente assim como o corpo (também de frente para o observador), portanto, desenhe-a conforme mostrado no exemplo acima.

Ao seguir o passo a passo, se você tiver dificuldades com o tronco, poderá usar o exemplo e apenas reproduzir. Com o tempo você aprenderá e poderá fazer sozinho.

Passo 3 – Desenhe as pernas

desenhando anime em pose de corrida e soco. Passo três, desenhe as pernas.

Semelhante à postura de corrida, a perna da frente ficará dobrada apontando para a frente com a perna de trás reta e no mesmo ângulo do resto do corpo. Desenhe o pé na perna da frente inclinado para trás para que fique alinhado com a perna.

Passo 4 – Desenhe os braços

desenhando anime em pose de corrida e soco. Passo quatro, desenhe os braços.

Desenhe o braço voltado para a frente dobrado de forma que o cotovelo aponte para a frente (uma espécie de flexão reversa da perna da frente). 

O braço voltado para trás, neste caso, será um pouco complicado, pois é dobrado para trás enquanto o personagem está dando um golpe. 

Para mostrar esta curva, desenhe o cotovelo até o ombro, parte do braço, ligeiramente mais curto e projete seus contornos para “cortar” o cotovelo até a parte do pulso.

Passo 5 – Desenhe o pescoço

desenhando anime em pose de corrida e soco. Passo cinco, desenhe o pescoço.

Desenhe o pescoço praticamente no mesmo ângulo do corpo.

Passo 6 – Desenhe os detalhes do corpo

desenhando personagem de animes em pose de corrida e soco. Passo seis, desenhe os detalhes do corpo.

Para mostrar que o corpo está ligeiramente torcido desenhe os seios um pouco mais para a direita da imagem. Se for um desenho de personagem masculino, você não precisará incluir os seios no seu desenho.

5. Como desenhar animes em pose de chute

Além da pose de corrida, vale a pena aprender a pose de chute. Ela pode ser bem parecida, mas apresenta muitos detalhes relevantes.

Por isso vamos mostrar abaixo passo a passo para desenhar anime em posição de chute.

Esse tópico também será relevante se você está querendo saber como desenhar pessoas.

desenhando personagens de anime em pose de chute

Este é um chute direto para cima, como se o personagem estivesse tentando chutar algo para baixo. Existem diversas posições de chute, optamos por uma que se apresenta como tradicional.

Passo 1 – Desenhe o tronco

desenhando personagens de anime em pose de chute. Primeiro passo, desenhe o tronco.

Desenhe o tronco em ângulo e ligeiramente dobrado para trás. Torne-o mais estreito em direção à área traseira. Como você pode ver, o tronco deve ser bem fino. Isso se deve ao fato de estar flexionado para trás, o que faz com que pareça menor.

Passo 2 – Desenhe a Cabeça

desenhando personagens de anime em pose de chute. Segundo passo, desenhe a cabeça.

Desenhe a cabeça ligeiramente inclinada para trás, mas não tanto quanto o torso, pois o personagem geralmente estará olhando para frente, em direção ao pé de chute.

Passo 3 – Desenhe as pernas

desenhando personagens de anime em pose de chute. Terceiro passo, desenhe as pernas.

Seguindo com o guia sobre como desenhar personagens de animes em posição de chute, vamos para as pernas.

Desenhe a perna de chute levantada e ligeiramente flexionada com a outra perna quase reta em um ângulo ligeiramente. Você pode desenhar o pé de chute ligeiramente dobrado para trás com o outro pé totalmente apoiado no chão.

Dessa forma um dos pés estará completamente apoiado no piso, ao passo que o outro estará completamente no ar.

Passo 4 – Desenhe os braços

desenhando personagens de anime em pose de chute. Quarto passo, desenhe os braços.

Os braços ou braço, neste caso, estarão voltados para trás e ligeiramente em direção ao observador. Para mostrar isso, desenhe cada uma de suas partes mais curtas do que se você estivesse simplesmente olhando diretamente de lado. 

Se você está buscando aprender a desenhar anime e essa é a sua primeira tentativa, vale a pena começar com apenas um dos braços. Veja no exemplo acima como ele deve ser desenhado.

Passo 5 – Desenhe o pescoço

desenhando personagens de anime em pose de chute. Quinto passo, desenhe o pescoço.

Desenhe o pescoço ligeiramente inclinado para trás.

Passo 6 – Desenhe os detalhes do corpo

desenhando personagens de anime em pose de chute. Sexto passo, desenhe os detalhes do corpo.

Desenhe o tórax bem plano, pois ele será esticado e espremido pelas roupas. Veja como os seios foram incluídos, por se tratar de uma personagem feminina. Mas não exagere, a menos que o seu desenho original tenha seios grandes.

6. Como desenhar animes em pose de mira

desenhando anime em pose de mira

Esta pose é de um personagem apontando uma arma. Pode ser comum para cenas como forças especiais atacando um prédio.

Neste caso, a arma é um rifle bastante grande, mas uma pose semelhante também pode funcionar para uma arma de mão. Você precisaria mudar a posição dos braços, a depender da arma escolhida.

Passo 1 – Desenhe o tronco

desenhando anime em pose de mira. Primeiro passo, desenhe o tronco.

Para esta pose, o personagem ficará de frente para o espectador com uma visão de 3/4 de suas costas. Desenhe o tronco com uma pequena curva para mostrar que eles estão inclinados para a frente.

Passo 2 – Desenhe a cabeça

desenhando anime em pose de mira. Segundo passo, desenhe a cabeça.

Desenhe a cabeça abaixada e levemente inclinada para frente para mostrar que o personagem está mirando. Mas não exagere na inclinação.

Passo 3 – Desenhe as pernas

desenhando anime em pose de mira. Terceiro passo, desenhe as pernas.

Desenhe as pernas dobradas e a uma boa distância, com os pés apoiados no chão. Isso dará à pose uma aparência estável. 

Esta estabilidade é geralmente necessária para compensar o recuo caso eles tenham que disparar a arma. Como você pode ver nesse passo a passo todos os detalhes importam.

Passo 4 – Desenhe a arma

desenhando anime em pose de mira. Quarto passo, desenhe a arma.

Você pode desenhar qualquer desenho de rifle que quiser para esta pose, desde que a forma não seja muito incomum. Posicione-o de forma que seu encosto esteja pressionando contra a área dos ombros.

Passo 5 – Desenhe os braços

desenhando anime em pose de mira. Quinto passo, desenhe os braços.

Assim que o rifle for desenhado, você pode puxar os braços por cima dele e apagar as partes cobertas por eles depois. A colocação dos braços será determinada pela forma do rifle.

Neste caso, um braço está na alça e um braço próximo à frente. Enquanto na maioria das poses as mãos são desenhadas como luvas, para esta pose em particular, você pode puxar o dedo no gatilho.

Assim, quando mostramos como desenhar a arma do anime acima, não havíamos mostrado os dedos com detalhes. Para essa posição, o dedo do gatilho deve estar bem visível na arma.

Passo 6 – Desenhe os detalhes do pescoço e peito

desenhando anime em pose de mira. Sexto passo, desenhe os detalhes do pescoço e peito.

Finalmente, você pode adicionar o pescoço (inclinado para a frente) e apenas um pouquinho dos seios, pois eles serão ligeiramente virados para fora do visor. Ou seja, nessa posição não é tão fácil identificar os seios do personagem.

7. Como desenhar animes em pose de arremesso

Agora vamos mostrar o passo a passo de uma pose mais divertida para o seu anime.

Esse é um tipo de pose leve e lúdica onde o personagem não está sendo agressivo, mas sim se preparando para arremessar alguma coisa.

É uma posição que combina bem com diversos cenários e situações. Inclusive, vai ser útil quando você estiver estudando sobre como desenhar um rosto.

desenhando anime em pose de arremesso

Passo 1 – Desenhe o tronco

desenhando anime em pose de arremesso. Primeiro passo, desenhe o tronco.

Desenhe o tronco quase horizontalmente ao chão com uma ligeira curvatura para trás. 

Ele também terá um pouco de torção, que você pode mostrar fazendo com que ele fique mais largo na parte superior e mais estreito no meio, curvando-se para dentro em ambas as extremidades, mas mais ainda na parte de trás.

Passo 2 – Desenhe a cabeça

desenhando anime em pose de arremesso. Segundo passo, desenha a cabeça.

Desenhe a cabeça inclinada para trás (em relação ao tronco) de forma que o personagem esteja olhando para frente.

Passo 3 – Desenhe as pernas

desenhando anime em pose de arremesso. Terceiro passo, desenhe as pernas.

Desenhe a perna da frente levemente dobrada com a perna de trás dobrada e levantada do chão. Faça com que o pé da perna da frente esteja totalmente pousado no chão ou apenas na ponta dos pés. O pé da perna de trás pode estar praticamente relaxado.

Repare como uma das pernas está praticamente na vertical, enquanto a outra dobra levemente no ar, mas o pé permanece mais elevado do que o outro joelho.

Passo 4 – Desenhe os braços

desenhando anime em pose de arremesso. Quarto passo, desenhe os braços.

Desenhe o braço de arremesso voltado para a frente em um ângulo de cerca de 45 graus e o outro braço voltado para trás, praticamente na direção oposta.

Faça os dedos do braço aberto apontarem para a frente e o polegar para baixo. Isso criará aquele gesto de “apenas joguei alguma coisa”. 

Você pode desenhar um pouco mais detalhes dos dedos nesta pose, pois eles são importantes para mostrar o lançamento. Desenhe a outra mão em um estado mais relaxado com os dedos ligeiramente dobrados.

Nesse passo a passo não estamos focando nos detalhes das mãos, como os dedos, mas você precisará dessa habilidade se desejar criar um desenho completo e rico em detalhes.

Passo 5 – Desenhe o pescoço

desenhando anime em pose de arremesso. Quinto passo, desenhe os braços.

Desenhe o pescoço praticamente alinhado com a parte superior do corpo ou inclinado um pouco para trás em relação a ele.

Sexto 6 – Desenhe os detalhes do corpo

desenhando anime em pose de arremesso. Sexto passo, desenhe os detalhes do corpo.

Desenhe os seios levemente em direção ao braço de arremesso para mostrar que o corpo está sendo visto em um ângulo.

8. Como desenhar animes em pose de salto

Nesse guia sobre como desenhar personagens de animes já falamos sobre diversas poses. Mas existe mais uma que merece ser mencionada.

Trata-se da pose de salto. Esta é uma pose de salto dramática que é um pouco semelhante à pose de balé, mas com algumas diferenças.

desenhando anime em pose de salto

Passo 1 – Desenhe o tronco

desenhando anime em pose de salto. Primeiro passo, desenhe o tronco.

Desenhe o corpo inclinado para a frente, mas inclinado para trás. Se você está acompanhando os passos a passos acima até aqui, a essa altura você já estará especialista em desenhar troncos.

Passo 2 – Desenhe a cabeça

desenhando anime em pose de salto. Segundo passo, desenhe a cabeça.

Desenhe a cabeça ligeiramente inclinada para trás.

Passo 3 – Desenhe as pernas

desenhando anime em pose de salto. Terceiro passo, desenhe as pernas.

Flexione o alimento para a frente com o joelho apontando para a frente e estique a perna de trás para trás. Desenhe os dedos dos pés de ambos os pés apontando para baixo, como uma dançarina de balé.

Passo 4 – Desenhe os braços

desenhando anime em pose de salto. Quarto passo, desenhe os braços.

Desenhe os braços esticados para trás com a palma da mão apontando para cima. Você notará que apenas um braço é mostrado, pois o segundo braço pode ser escondido atrás do primeiro.

Passo 5 – Desenhe o pescoço

desenhando anime em pose de salto. Quinto passo, desenhe o pescoço.

Desenhe o pescoço ligeiramente inclinado para trás.

Passo 6 – Desenhe os detalhes do corpo

desenhando anime em pose de salto. Sexto passo, desenhe os detalhes do corpo.

O peito nesta pose será apenas ligeiramente esticado e voltado apenas um pouco para o observador em vez de diretamente para a frente.

9. Como desenhar animes em pose de chute voador

Para finalizar o nosso guia completo para desenhar animes, vamos para uma posição ousada. O chute voador pode combinar muito bem com a pose de soco, que mostramos no começo desse guia.

Este tipo de pose de chute voador pode ser usado em artes marciais de anime, bem como em comédia. Dessa forma, essa é uma posição muito versátil. Essas dicas serão úteis quando você estiver estudando sobre como desenhar mangá.

desenhando anime em pose de chute voador

Passo 1 – Desenhe o tronco

desenhando anime em pose de chute voador. Primeiro passo, desenhe o tronco.

Desenhe o tronco em um ângulo de cerca de 45 graus. Nesta pose, ele terá um pouco de curvatura e torção. Mostre isso tornando-o mais estreito no meio com ambos os lados curvados para dentro (mais ainda na parte de trás).

Passo 2 – Desenhe a cabeça

desenhando anime em pose de chute voador. Segundo passo, desenhe a cabeça.

Puxe a cabeça ligeiramente inclinada para a frente, pois nessa postura o personagem geralmente estará olhando para o alvo do chute.

Passo 3 – Desenhe as pernas

desenhando anime em pose de chute voador. Terceiro passo, desenhe as pernas.

Desenhe a perna de chute esticada para a frente com a outra perna flexionada de modo que seu joelho aponte ligeiramente na direção oposta do chute.

Você vai querer desenhar a parte superior da perna (acima do joelho) mais curta para mostrar que ela está apontando para o observador.

Desenhe o pé da perna de chute puxado para trás voltado para a frente com o calcanhar e desenhe o pé da outra perna apontando para a frente com os dedos dos pés.

Passo 4 – Desenhe os braços

desenhando anime em pose de chute voador. Quarto passo, desenhe os braços.

Aproxime o braço do visualizador, apontando para trás com uma ligeira curvatura. Para mostrar a curvatura, você pode fazer a área do cotovelo até o pulso um pouco mais curta do que o normal, com o cotovelo sendo apenas um pouco mais largo.

Passo 5 – Desenhe o pescoço

desenhando anime em pose de chute voador. Quinto passo, desenhe o pescoço.

Neste caso, o pescoço dificilmente será visível, pois uma grande parte dele estará coberta pelo ombro e braço.

Passo 6 – Desenhe os detalhes do corpo

desenhando anime em pose de chute voador. Sexto passo, desenhe os detalhes do corpo.

Com essa torção particular do corpo, o peito será visto de lado. Isso significa que você pode desenhar os seios como apenas uma protuberância. Mais uma vez, lembre-se de que o peito também será pressionado pelas roupas, por isso deve ser bem plano.

Dicas gerais de como desenhar personagens animes

Desenhar poses pode ser muito complicado. Para tornar o processo de desenho mais simples, primeiro desenhe seus personagens nas poses que você deseja, com o mínimo de detalhes necessários para transmitir a pose. Você pode adicionar roupas, cabelo, características faciais e outros detalhes depois.

Ao desenhar as poses, tente pensar nas várias partes do corpo e em como elas se moveriam naquela ação ou postura específica. Você também pode usar material de referência, como fotos ou o trabalho de outros artistas.

Passos básicos

Acima mostramos como desenhar personagens de animes em diversas poses. Agora vamos dar algumas dicas gerais que vão te ajudar nos seus projetos.

  1. Desenhe a estrutura do personagem de anime que você deseja. Começando a desenhar um círculo para a cabeça. Continue com um quadrado abaixo do círculo.
  2. Em seguida, desenhe o contorno do personagem de anime desejado. Adicionando linhas em diferentes partes do corpo, para ter uma ideia melhor do processo e proporção.
  3. Inicie os detalhes da imagem. Comece a focar em proporções e juntas, que são os ligamentos entre os membros, como cotovelo e joelho.
  4. Trabalhe o contorno do seu desenho. O contorno ajuda a tornar o seu desenho mais realista, ainda que os desejos no estilo anime possam ter características que fogem um pouco da realidade – isso é normal.
  5. Desenhe o penteado que deseja usar no seu anime. Se você é um iniciante, é recomendado escolher uma forma que seja fácil de detalhar. Além disso, evite usar muitas linhas, para conseguir finalizar rapidamente o seu desenho.
  6. Comece a desenhar a roupa de personagem desejado. Pode ser um estilo como estudante ou escolher uma roupa que não seja muito detalhada. Fácil de desenhar, menos detalhes E fácil de pintar Qual uniforme escolar parece ser o mais popular para desenhar anime.

Conclusão

Nesse guia mostramos 9 métodos passos a passos sobre como desenhar personagens de animes. Falamos sobre as mais variadas poses que podem assumir os desenhos, como por exemplo a pose balé, a pose de soco, a pose de corrida e a pose de chute.

Todas essas posições vão te ajudar a desenhar personagens de anime em qualquer contexto e situação. Como você pode ver, não existe segredo para começar a desenhar animes, bastando seguir um passo a passo detalhado.

O que está esperando para começar a desenhar um anime completo? Escolha agora mesmo o seu personagem favorito e comece a trabalhar o seu desenho. Em poucos passos você terá um desenho completo e de qualidade.

Deixe uma resposta