Como Desenhar Olhos

como desenhar olhos

Você quer saber como desenhar olhos? Nesse guia vamos comentar tudo a respeito, mostrando como o desenho pode ser feito passo a passo. Separamos dois tutoriais diferentes que vão te ajudar a fazer um desenho perfeito.

É difícil desenhar um olho?

Antes de mostrarmos na prática como desenhar olhos, vale a pena romper alguns mitos sobre o assunto. Muitas vezes as pessoas imaginam que para desenhar é preciso nascer com o dom.

Mas a grande verdade é que qualquer pessoa pode aprender a desenhar, desde que faça isso com base nas instruções corretas. O aprendizado depende apenas da nossa força de vontade.

Por isso mesmo, se você quer desenhar um olho, saiba que isso é perfeitamente possível. E mais, mesmo se você nunca fez um desenho antes, poderá criar um olho completamente realista em questão de pouco tempo.

No entanto, tenha em mente que o seu desenho não ficará pronto por mágica. É preciso que você materialize a sua ideia e faça acontecer de verdade. Para desenhar é fundamental prática e treinamento.

Esse é justamente o propósito desse guia, mostrar como desenhar olhos passo a passo e na prática. Com os passos abaixo você aprenderá uma forma simples de desenhar.

Separamos um tutorial que pode ser seguido por pessoas de todos os níveis de aprendizado. Então não importa se você está começando agora, esse guia vai te ajudar!

Como desenhar olhos: primeiro método

O nosso primeiro método sobre como desenhar olhos está dividido em quatro etapas básicas. Elas vão te ajudar a compreender cada estágio do processo de desenho. 

Começamos desenhando o contorno das pálpebras, seguido da íris e da superfície do olho, finalizando com as sobrancelhas, as pestanas e o sombreamento circundante que une tudo.

1. O contorno do olho

como desenhar olhos, passo 1: O contorno do olho

O poder de observação é muito importante ao iniciar o desenho de um olho. Você deve prestar atenção especial à diferença de formato entre as pálpebras superiores e inferiores.

Cada olho é único e quanto mais acurada for a sua observação, mais precisa será a semelhança que você alcançará.

Por isso mesmo, indicamos o uso de um desenho de inspiração. Se você quer realmente aprender como desenhar olhos, mas nunca desenhou um antes, o desenho base vai ajudar de forma considerável.

Afinal de contas desenhamos muito melhor quando temos uma imagem que sirva de ponto de partida e de orientação. Você pode buscar por uma imagem que seja interessante do ponto de vista pessoal.

Mas atenção, na hora de escolher o seu desenho base, opte sempre por desenhos que sejam simples. Afinal de contas, mesmo se tratando de um objeto pequeno, o olho humano possui muitos detalhes importantes.

Assim, para um desenho de qualidade, é fundamental começar devagar, com uma imagem que possua poucos elementos extras. Por exemplo, evite olhos que possuam maquiagem ou qualquer outro efeito que não seja natural.

2. Desenhar a íris

como desenhar olhos passo 2: Desenhar a íris

Você deve observar como a pálpebra superior cobre a parte superior da íris. A maioria dos iniciantes que estão aprendendo como desenhar olhos desenha a íris muito pequena e tenta encaixá-la no branco do olho. A parte inferior da íris geralmente fica sobre ou ligeiramente abaixo da pálpebra inferior.

Esse é um detalhe importante, tendo em vista que a íris é um dos elementos que contribuem para que o seu desenho fique realista. Se você não prestar atenção nessa parte, o seu desenho ficará muito fora da realidade.

3. A superfície do olho

como desenhar olhos passo 3: A superfície do olho

Na hora de desenhar a superfície do olho é importante tomar cuidado redobrado. Como esse é um guia passo a passos sobre como desenhar olhos, precisamos falar um pouco sobre essa parte.

Um brilho de luz refletida deve ser deixado como papel sem sombra no início do desenho tonal.  Este se tornará o elemento mais brilhante do olho. Esse reflexo é ainda mais realçado por seu contraste com a pupila – o elemento mais escuro do olho.

A íris contém uma variedade de tons e manchas que se irradiam para o centro da pupila. Geralmente é mais escuro em torno de sua borda externa e clareia em direção ao centro, criando um efeito translúcido.

4. O soquete do olho

A etapa final de como desenhar olhos é renderizar a solidez da órbita do olho e a área circundante usando tom graduado.

A pálpebra superior projeta uma sombra que forma uma curva escura no topo do globo ocular. Isso gradualmente amolece nas áreas sombreadas em cada canto do olho.

O sombreamento graduado é usado para cobrir os detalhes do contorno e construir o tom das pálpebras e da área circundante.

As sobrancelhas e os cílios são formados por pequenos fios macios e delicados, portanto, puxe-os levemente e preste atenção especial à direção de seu crescimento.

Como desenhar um olho realista

Agora vamos ensinar como desenhar um olho realista usando um método diferente, que pode ser considerado até mesmo mais prático do que o anterior. Para esse método, usaremos um CD qualquer um que esteja disponível.

Mas é claro, dê preferência para CDs que não estejam em uso e que não sejam novos. Assim você poderá usar à vontade, sem medo de danificar o seu produto e perder as suas músicas, não é mesmo? Vamos ao método.

1. Coloque o CD e risque por fora e por dentro

Como desenhar um olho realista passo1:  Coloque o CD e risque por fora e por dentro

O primeiro passo é posicionar o CD sobre a superfície de uma folha em brando. Com o auxílio de um lápis ou de uma caneta, faça o contorno do CD, tanto na borda externa (maior) quanto na borda interna (menor).

Assim você terá como resultado dois círculos perfeitos, que servirão de base para o desenho do nosso olho realista. Veja na imagem abaixo como ficará esse desenho. Veja também a linha pontilhada que fizemos.

Ela é traçada de forma paralela, na horizontal e na vertical. Note que a linha não é feita exatamente no meio do CD, mas sim com alguma pequena diferença. Essa diferença será importante depois.

2. Desenhe um olho grande

como desenhar um olho realista passo 2: Desenhe um olho grande

Agora, com base no círculo inicial, você deve traçar o desenho de um olho. Afinal de contas, o olho humano não é redondo, mas sim um pouco fechado. Veja na imagem abaixo como ficaria o desenho.

3. Apague as linhas circulares extras

como desenhar um olho realista passo 3: Apague as linhas circulares extras

Agora que você traçou o desenho do olho, está na hora de apagar as linhas de fora, que eram a marca original do CD. Essas linhas não serão mais necessárias, podendo ser removidas.

4. Use o círculo central para ajudar a desenhar uma pupila maior

como desenhar um olho realista parte 4:  Use o círculo central para ajudar a desenhar uma pupila maior

Dentro do seu olho você terá um pequeno círculo, que foi desenhado com base no CD. No entanto, a pupila é um pouco maior do que isso. Assim, agora está na hora de criar um novo círculo, com aproximadamente três vezes o tamanho original.

5. Adicione um canal lacrimal e uma pálpebra superior

como desenhar um olho realista parte 5: Adicione um canal lacrimal e uma pálpebra superior

O canal lacrimal é uma pequena saída que fica do lado do olho, perto do nariz. É aquela parte do olho que sempre aparece com remela durante as manhãs. Esse é um detalhe importante, tendo em vista que estamos mostrando como desenhar um olho realista.

6. Adicione uma pálpebra inferior

como desenhar um olho realista parte 6: Adicione uma pálpebra inferior

A pálpebra inferior é um pequeno traço que fica situado na parte de baixo do olho. Confira na imagem abaixo, o destaque está em rosa.

7. Adicione cílios

como desenhar um olho realista parte 7: Adicione cílios

Para aprender como desenhar um olho realista é importante fazer os cílios. O olho humano fica muito estranho quando esse elemento não está presente. Podemos imaginar até mesmo uma pessoa sem sobrancelha, mas sem cílios é bem difícil.

8. Trace e preencha os cílios e o centro da pupila

como desenhar um olho realista parte 8: Trace e preencha os cílios e o centro da pupila

Agora está na hora de começar a preencher o seu desenho. Tanto os cílios quanto a pupila interior podem ser preenchidos com a cor preta.

9. Pinte e complete os olhos com algo que você gostaria de ver

como desenhar um olho realista parte 9: Pinte e complete os olhos com algo que você gostaria de ver

Agora está na hora de pintar o seu olho. Nessa etapa o que vale é a criatividade, tendo em vista que são muitas as possibilidades de cores que podem ser usadas. Abaixo mostramos um exemplo de personalização diferenciada.

No entanto, como estamos falando sobre como desenhar um olho realista, vale a pena usar cores que se aproximem da realidade. Tons de azul, de verde e de castanho são recomendados.

Como desenhar diferentes tipos de olhos

Apesar de serem muitos parecidos, os olhos podem variar muito de pessoa para pessoa. No entanto, dentro de um mesmo grupo étnico, as diferenças tendem a ser muito menores.

Você vai notar mais diferenças quando comparar o olho de pessoas de diferentes países. Por exemplo, todo mundo sabe que os olhos dos chineses e japoneses são mais fechados do que os olhos dos brasileiros.

Por isso, se você está querendo saber como desenhar olhos com base em um países específico, deverá se atentar para as características que são próprias das pessoas desse lugar.

As regras básicas permanecem as mesmas para o desenho dos olhos. Afinal de contas, todos os olhos humanos são formados pelos mesmos elementos, ainda que a forma e coloração possam mudar um pouco.

No caso dos olhos orientais, por exemplo, tudo que você precisa fazer é mudar o formato externo, para que os olhos fiquem mais “puxados”. Assim você terá um resultado muito mais próximo da realidade.

Dicas gerais para desenhar olhos

Acima mostramos dois métodos diferentes para desenhar olhos. Assim, se você estava querendo saber como desenhar olhos, agora tem a resposta. Mas existem mais algumas dicas que vão te ajudar a fazer um desenho perfeito.

Uma delas é sempre se inspirar em olhos que são realistas. Afinal de contas, um olho é considerado real quando apresenta as mesmas características de um olho humano.

Assim, se você quer saber como desenhar uma pessoa, é sempre interessante ter em mente uma imagem que seja verídica.

Caso contrário você corre o risco de incluir no seu desenho elementos que estão longe de serem reais. Por exemplo, os desenhos animados apresentam personagens com olhos bem diferentes do que vemos no dia a dia.

As formas podem ser bem maiores, mais arredondados e com pupilas de cores variadas. Na vida real, no entanto, sabemos que os olhos não são tão grandes e possuem cores mais ou menos conhecidas.

Para te ajudar, busque fotos de pessoas reais na internet. Existem muitas fotos de rosto que mostram muito bem os detalhes do olho humano.

Curso para aprender desenhar olho

E se você quer realmente saber como desenhar olhos, pode ser interessante fazer um curso sobre o tema. O olho é uma das partes mais importantes do rosto e por isso o desenho deve ficar perfeito.

Ao aprender a desenhar olhos, você poderá passar para outros elementos, mais complexos. Assim, quando você estiver estudando sobre como desenhar um rosto, tudo será muito mais fácil, tendo em vista que você já domina os elementos principais.

Uma das grandes vantagens do curso de desenho é que você aprende como desenhar olhos de forma prática. O curso é formado por vídeos que mostram o passo a passo, elemento por elemento.

Dessa forma você será capaz de aprender com muito mais facilidade. Especialmente para quem está começando agora no mundo do desenho, é importante acompanhar o procedimento na prática para aprende novas técnicas e processos.

Conclusão

Nesse guia mostramos como desenhar olhos. Como você pode ver, não é tão difícil assim desenhar um olho perfeito. Por meio dos dois métodos que detalhamos é possível atingir resultados incríveis.

Tenha em mente que para conseguir desenhar com perfeição você precisa treinar de forma constante. Comece com desenhos simples e vá evoluindo aos poucos. O aprendizado acontece sempre de forma gradativa.

Se preferir, estude com o apoio de um curso de desenho. Você aprenderá técnicas e processos especiais que ter ajudarão muito durante a sua evolução dentro do mundo do desenho.

O que está esperando? Pegue uma folha de papel agora e comece a desenhar. Depois de aprender como desenhar olhos, o próximo passo é desenhar um rosto completo. E depois um corpo inteiro, com roupas e personalização.

Deixe uma resposta